HOW IT IS



VOLTAR PARA "VAPOR TRAILS"
VOLTAR PARA DISCOGRAFIA
VOLTAR PARA LETRAS E RESENHAS



HOW IT IS

Here's a little trap
That sometimes catches everyone
When today's as far as we can see
Faith in bright tomorrows
giving way to resignation
That's how it is - how it's going to be

It's such a cloudy day
Seems we'll never see the sun
Or feel the day has possibilities
Frozen in the moment -
the lack of imagination
Between how it is and how it ought to be

Here's a little trap
That sometimes trips up everyone
When we tire of our own company
Sometimes we're the last to see beyond the day's frustrations
That's how it is - how it's going to be

It's such a cloudy day
Seems we'll never see the sun
I feel the day is all uncertainty
Burning in the moment - trapped by the desperation
Between how it is and how it ought to be

Foot upon the stair
Shoulder to the wheel
You can't tell yourself not to care
You can't tell yourself how to feel


That's how it is
Another cloudy day
ASSIM QUE É

Eis uma pequena armadilha
Que às vezes pega todos
Quando o hoje está tão longe para nós
Fé em amanhãs brilhantes
Dando lugar à resignação
É assim que é - assim que vai ser

Está tão nublado
Parece que nunca veremos o sol
Ou sentiremos que o dia tem possibilidades
Congelados no momento -
a falta de imaginação
Entre o assim que é e o assim que deveria ser

Eis uma pequena armadilha
Que às vezes pega todos
Quando cansamos da nossa própria companhia
Às vezes somos os últimos a ver além das frustrações do dia
É assim que é, assim que vai ser

Está tão nublado
Parece que nunca veremos o sol
Ou sentiremos que o dia é todo feito de incertezas
Intensos no momento - aprisionados pelo desespero
Entre o assim que é e o assim que deveria ser

Pé no degrau
Arregace as mangas
Você não pode dizer a si mesmo que não se importa
Você não pode dizer a si mesmo como se sentir


É assim que é
Outro dia nublado


Música por Geddy Lee e Alex Lifeson / Letra por Neil Peart


A certeza de que a vida é construída por altos e baixos

A bela e tocante "How It Is" é a sexta faixa de Vapor Trails. A canção mais breve do disco enfatiza o clima mais ameno direcionado em sua imediatamente anterior "The Stars Look Down", com a banda propondo novamente uma construção de roupagem sutil e tipicamente rock, sugerindo doçura e leveza para adornar outra maravilhosa investida lírica.

Seguindo novamente o formato de oscilação entre dois extremos, dessa vez com versos de riffs energizados ligados à refrões de bases acústicas e suaves produzidas em mandolas, "How It Is" propõe uma sonoridade muito melódica e direta, munida de vocais tocantes, linhas de baixo e percussão consistentes e guitarras / mandolas muito bem orquestradas. Como resultado, temos uma estrutura mais orgânica e emocional.

"Essa canção nasceu facilmente, com a melodia apenas saindo da minha boca e funcionando com a letra", diz Geddy Lee. "Porém, todas as vezes que sentávamos para produzi-la, acabávamos perdendo alguma coisa. Então, decidimos que era melhor voltar e trabalhar com suas jams originais. Alex acrescentou a mandola no início e no trecho médio, mas a canção veio mesmo das várias jams que fizemos para o disco. Apenas tentei encontrar o que ela tinha de mais movimentado, como os riffs de baixo mais raivosos para os versos e outros de natureza mais doce para contrastar nos refrões melódicos".

"'How It Is' foi destinada a ser a 'canção mandola' do álbum", diz Alex Lifeson. "O elemento aparece em outras músicas, porém aqui é bem mais visível. Ela traz uma seção mediana muito exuberante e riquíssima com esse instrumento, composta por 21 faixas diferentes que foram feitas em blocos de quatro ou cinco".


Liricamente, "How It Is" funciona como um complemento para a abordagem posicional da anterior "The Stars Look Down". Embora sua música traga sensações otimistas e edificantes, a letra expressa um sentimento de ardente inquietude existencial. Peart, utilizando novamente uma de suas habilidades mais marcantes, consegue capturar com erudição características humanas profundas e essenciais, expondo as mesmas de forma leve e acurada e ainda refletindo com primor alguns dos momentos, sentimentos, questionamentos, conclusões e aprendizagens que ele mesmo experimentou após suas dolorosas perdas familiares. Nessa canção descritiva, percebemos uma ponderação íntima sobre a forma como a vida flui e reflui entre momentos pessoais de euforia e depressão, motiva por acontecimentos intensos, soma de fracassos ou até mesmo por predisposições, algo que nos causa sensações de desorientação, pessimismo, medo e incertezas. Há aqui uma exaltação da conformação madura e do entendimento, uma busca pela compreensão da vivência como um risco real e sempre sujeita às inevitáveis armadilhas que limitam a percepção de possibilidades.

A utilização da figura de um dia nublado em "How It Is" representa tempos infelizes, obscuros e incertos. Segundo Peart, a instabilidade se caracteriza como parte da própria condição humana, elemento proveniente das suas inclinações, relações, insucessos ou dramas. Apesar de expor esse pensamento, o tema da canção não se encaminha para o esgotamento total da esperança, mas sim para a compreensão da vida e das percepções como dinâmicas, afirmando que a partir de novas experiências as mesmas assumem outros significados. O importante para o letrista, que mesmo em seu momento mais escuro não desistiu da vida, é a tentativa de superar barreiras, aprendendo, crescendo e se fortificando com elas.

O trecho "Foot upon the stair, shoulder to the wheel" (algo como "pé no degrau, arregace as mangas") é proveniente de uma frase de Of Time and the River - A Legend of Man's Hunger in his Youth, romance de 1935 do escritor norte-americano Thomas Wolfe (1900 - 1938). A obra, que também emprestou inspirações para "Ceiling Unlimited" (segunda faixa do álbum), constitui-se de uma autobiografia gigantesca, ambiciosa e apaixonada, onde o autor descreve sua própria vida através do personagem Eugene Gant, detalhando sua juventude a partir de uma pequena cidade da Carolina do Norte, passando pela Universidade de Harvard, Nova Iorque e posteriormente Europa. Sempre enfatizando uma busca desesperada por realizações e amadurecimento, Wolfe analisa a importância da passagem do tempo para o nascimento de seu gênio criativo como um escritor, abraçando em êxtase os novos ares da vida urbana e reconhecendo-a como uma provação necessária. De uma forma geral, sua história traz similaridades com o retiro de Peart.

O Arcano do tarô utilizado em Vapor Trails para representar "How It is" é o Pendurado, uma carta que significa abnegação, aceitação do destino, sacrifício, retificação do conhecimento, ensino, lição pública, reversão de situações ou variação de perspectivas. Em sua gravura, nota-se um homem pendurado pela perna através de uma forca. Sua expressão é triste e distante, porém seus braços estão cruzados atrás do corpo, em sinal de negação de luta contra sua condição.

A partir de sua incrível jornada narrada no livro Ghost Rider e também na maioria das canções de Vapor Trails, Peart revela sentimentos profundos de angústia e desesperança como etapas inevitáveis de um processo de cura. Cada dia para ele consistia, acima de tudo, em acordar pela manhã para completá-lo, colhendo experiências e levando como preocupação apenas o manter-se em movimento, o que lhe traria forças para o próximo raiar do sol. "How It Is" reserva um pequeno espaço para a esperança, sugerindo como fórmula para continuarmos pelo amadurecimento e experiência, desistindo do anseio por explicações. Trata-se da exaltação da resignação, a aceitação da vida como ela é: composta por momentos e significações variadas e imprevisíveis.

© 2016 Rush Fã-Clube Brasil

CORYAT, K. "Track By Track: Geddy Lee On Rush's Vapor Trails". Bass Player. July 2002.
PEART, N. "Behind The Fire - The Making Of Vapor Trails". The Vapor Trails Tour Book. 2002.