LAKESIDE PARK



VOLTAR PARA "CARESS OF STEEL"
VOLTAR PARA DISCOGRAFIA
VOLTAR PARA LETRAS E RESENHAS



LAKESIDE PARK

Midway hawkers calling
Try your luck with me
Merry-go-round wheezing
The same old melody
A thousand ten cent wonders
Who could ask for more
A pocketful of silver
The key to heaven's door

Lakeside Park
Willows in the breeze
Lakeside Park
So many memories
Laughing rides
Midway lights
Shining stars on summer nights

Days of barefoot freedom
Racing with the waves
Nights of starlit secrets
Crackling driftwood flames
Drinking by the lighthouse
Smoking on the pier
Still we saw the magic
Fading every year

Everyone would gather
On the twenty fourth of May
Sitting in the sand
To watch the fireworks display
Dancing fires on the beach
Singing songs together
Though it's just a memory
Some memories last forever
LAKESIDE PARK

Vendedores gritam no caminho
Tente sua sorte comigo
O carrossel sussurra
A mesma velha melodia
Milhares de dez centavos se perguntam
Quem poderia pedir mais
Um bolso cheio de moedas
A chave para as portas do céu

Lakeside Park
Salgueiros ao vento
Lakeside Park
Tantas recordações
Passeios sorridentes
O caminho se ilumina
Estrelas brilhantes em noites de verão

Dias de liberdade de pés descalços
Competindo com as ondas
Noites de segredos estrelados
Chama estalando nos troncos
Bebendo no farol
Fumando no píer
Ainda víamos a magia
Desaparecendo a cada ano

Todos se reuniam
No vinte e quatro de maio
Sentados na areia
Para assistir a queima de fogos
Dançando em volta das fogueiras na praia
Cantando canções juntos
Embora seja só uma lembrança
Algumas lembranças duram para sempre


Música por Geddy Lee e Alex Lifeson / Letra por Neil Peart


Lembranças vívidas de um local especial

A terceira faixa de Caress of Steel é a doce e nostálgica "Lakeside Park". Representando outra investida autobiográfica similar a momentos do anterior Fly By Night, sua leveza geral apresenta um notável contraste entre trechos tocantes e outros mais intensos, organizados em uma fluidez de pequenos toques progressivos que a caracterizam como um relevante tempo de transição no disco.

"Lakeside Park" representa um grande exemplo de como o Rush já conseguia desenvolver facilmente estruturas musicais variadas e complexas, sempre buscando temas e composições incomuns. Sutilezas, harmonias e melodia são os mais importantes aqui, elementos que evidenciam que a banda também trazia, em meio ao seu aparato fortíssimo de peso e virtuosismo, a preocupação com criações mais acessíveis, mesmo sem abandonar as grandes qualidades que sempre lhes foram marcantes

Partindo do trabalho de Neil Peart, marcado pela perfeita junção entre dinamismo e sensibilidade, temos Geddy Lee que, além de brindar linhas de baixo sensacionais, apresenta também vocais sentimentais muito inspirados e em total sintonia com os momentos letra, capazes de transportar facilmente o ouvinte para o cenário retratado. Já Alex Lifeson, em todas as alternâncias mágicas de sons que consegue com suas guitarras, leva riffs de diferentes sonoridades e modulações e um deslumbrante solo que já revelava sua perícia e assinatura.

"Uma grande influência que tive quando iniciei foi Peter Townsend, que era um guitarrista rítmico consumado", explica Alex. "Gravitei para Jimmy Page, Hendrix e Clapton a fim de aprender a solar, mas havia algo na foma de Townsend palhetar que soava bem acústico. 'Lakeside Park' é um exemplo disso. Foi escrita no violão, e a palhetada veio naturalmente. Tudo aquilo se traduziu muito bem para a guitarra elétrica".

Assim como "Making Memories" de Fly By Night, "Lakeside Park" evoca lembranças de uma época de ouro, representando outro momento de reflexão para a banda ao confrontar o estilo de vida anterior canadense com a sonhada conquista do mundo como artistas, esta que a cada dia se intensificava. A canção traz memórias e descrições referentes ao Lakeside Park, local para lazer situado na pitoresca comunidade de Port Dalhousie em St. Catharines, cidade que fica a cerca de uma hora de Toronto, no Canadá. Desde o século XIX, o parque é uma uma grande atração em Dalhousie, oferecendo áreas para piquenique, um píer, um farol, docas para velejadores e um carrossel, que existe há mais de cem anos. Peart passou sua infância Catharines, sendo o Lakeside um dos locais mais marcantes para ele.

No passado, havia no local uma tradicional queima de fogos durante o Victoria Day, feriado canadense anteriormente comemorado no dia 24 de maio e que atualmente é celebrado na última segunda feira antes do dia 25. O Canadá é uma democracia parlamentar e uma monarquia constitucional, tendo a rainha Elizabeth II, um símbolo dos laços históricos do país com o Reino Unido, como Chefe de Estado, sendo o governo dirigido por um Primeiro-ministro. Pelo fato do país ainda ser um membro da Comunidade das Nações (Commonwealth of Nations), o Victoria Day ainda é celebrado.

"Outro importante cenário da minha infância e começo da adolescência foi o Lakeside Park, em Port Dalhousie", lembra Peart. "Quando tinha catorze ou quinze anos, trabalhei no parque como vendedor durante o verão. Havia muita música, alguns dos garotos traziam rádios com transistores e as canções daquele verão de 1966 tocavam em todos os lugares próximos à via principal. À noite, quando os portões eram fechados, nos reuníamos em volta de uma fogueira na praia para cantar. O Lakeside ressoou em minha vida profundamente, especialmente por aquelas exposições fundamentais à música que seriam eternamente importantes para mim. Tudo se foi agora. Tudo o que resta, tirando as lembranças, é o velho carrossel".

"Na adolescência, consegui alcançar o sonho de todo o garoto em Port Dalhousie: um emprego de verão no Lakeside Park. Naquele tempo o local ainda era um turbilhão próspero e emocionante de passeios, jogos e luzes. Tantos fantasmas assombram e desaparecem naquele caminho; tantas memórias trazem aquilo tudo de volta para mim. Eu era responsável pelo Jogo da Bolha - ficava gritando, 'Pegue uma bolha; sempre premiada' - e às vezes o jogo de acertar com a bola. Quando não estava ocupado, me sentava próximo ao portão dos fundos para ver as crianças na cama elástica. Fui demitido".

"As 'bolhas' eram bolas de pingue-pongue com números pintados que flutuavam dentro de um jato de ar comprimido, como pipoca. Você tinha que pegar uma com uma pequena rede, e o número batia com as várias estantes atrás de mim, premiando quem as pegava com um bicho de pelúcia, um chaveiro ou um 'truque de mágica'".


"Lakeside Park" evoca dias de verão e noites relaxantes, o tipo de vida que a banda havia abandonado definitivamente. Geddy canta as frases com uma pungência que confessa que parte deles sentia falta daqueles dias despreocupados, estes que eram praticamente impossíveis de serem recuperados. É o tipo de canção com a qual a grande maioria dos ouvintes podem se relacionar, pois a maioria de nós traz um Lakeside Park guardado no coração.

© 2014 Rush Fã-Clube Brasil

BANASIEWICZ, B. Rush Visions: The Official Biography. Omnibus Press, 1987.
TELLERIA, E. Merely Players Tribute. Quarry Music Books, 2002.
PEART, N. The Games Of Snakes And Arrows; Prize Every Time. Tourbook Snakes & Arrows, 2007