LESSONS



VOLTAR PARA "2112"
VOLTAR PARA DISCOGRAFIA
VOLTAR PARA LETRAS E RESENHAS



LESSONS

Sweet memories
Flashing very quickly by
Reminding me
Giving me a reason why
I know that
My goal is more than a thought
I'll be there
When I teach what I've been taught

You know we've told you before
But you didn't hear us then
So you still question why
You didn't listen again

Sweet memories
I never thought it would be like this
Reminding me
Just how close I came to missing
I know that
This is the way for me to go
You'll be there
When you know what I know
LIÇÕES

Doces lembranças
Reluzindo muito rapidamente
Me lembrando
E me dando uma razão
Eu sei que
Minha meta é mais que um pensamento
Estarei lá
Quando eu ensinar o que me foi ensinado

Você sabe que já lhe dissemos antes
Mas você não nos ouviu
E ainda pergunta por quê
Você não escutou novamente

Doces lembranças
Nunca pensei que seria assim
Me lembrando
Do quão perto cheguei de perder
Eu sei que
Este é o caminho para eu seguir
Você estará lá
Quando souber o que eu sei


Música e letra por Alex Lifeson


Ouvimos nosso coração, enfrentamos os contrários e alcançamos nossos sonhos

"Lessons", quarta faixa de 2112, pode ser considerada uma significativa raridade entre a coleção de composições do Rush. Aqui, todos os créditos recaem sobre Alex Lifeson, que construiu a letra e a música sem a costumeira e marcante parceria de escrita com Geddy Lee e Neil Peart. Ainda assim, todos os músicos conseguem expor um perfeito entrosamento nessa pequena peça, com cada um oferecendo novamente belíssimas e competentes performances em suas atribuições. Indo além, "Lessons" traz ainda outra relevante peculiaridade: o forte contraste do início folk repleto de violões e melodia desaguando em um instrumental elétrico mais intenso e complexo, elementos que juntos ajudam a refletir perfeitamente sua proposta: os momentos difíceis de outrora que se transformam em doces lembranças através das experiências conquistadas com o passar do tempo.

A letra da canção, em comparação com a grande maioria das investidas líricas do disco, traz frases bem diretas que se aproximam inclusive dos temas explorados no álbum de estreia, além de alguns momentos de Fly By Night. Próxima ao teor de "Best I Can" e "Making Memories", "Lessons" expõe conflitos pretéritos vividos pelo próprio Lifeson, estes que certamente podem ser estendidos às vidas dos seus dois companheiros de banda. Os jovens canadenses, movidos por sonhos bastante ambiciosos, decidiram abandonar os estudos para se dedicarem inteiramente à música, o que certamente provocou muitos dramas pessoais, familiares e sociais, principalmente com os pais que almejavam carreiras profissionais sólidas para seus filhos. Apesar dos inúmeros momentos de dúvidas, críticas e dos conselhos divergentes, os músicos sempre souberam quais eram seus objetivos, e seguiram lutando por eles bravamente. "Lessons" ainda afirma que o caminhar rumo às metas deve ser sempre avaliado, buscando constantemente a certeza daquilo que nos propomos a fazer inicialmente. Mesmo avançando por um longo trajeto e experimentando o coro dos contrários, os jovens seguiram firmes na busca dos seus objetivos, mesmo que os retornos iniciais não tenham correspondido à altura do que era esperado.

A canção, com sua verdadeira montanha russa de mudanças de atmosfera e andamento, exprime um ponto muito especial na carreira do power-trio. Embora Peart seja responsável pela esmagadora maioria das letras do Rush, em "Lessons" Lifeson consegue construir uma bela mensagem de aprendizado, autoconfiança, perseverança e paciência. A lição aqui é seguir o coração, mesmo que as pressões externas sejam cada vez mais intensas.

"Eu não tenho autoconfiança suficiente para escrever letras", afirma Lifeson. "Fiz isso algumas poucas vezes na carreira. Nunca foi algo fácil pra mim, sempre foi difícil. É difícil até mesmo para o Neil. Ele está sempre ocupado escrevendo, seu cinzeiro está sempre repleto de palavras-chave coladas, além de geralmente estar com uma pilha de papéis ao seu lado apenas com uma frase escrita em cada folha. Assim como vamos para o estúdio, esse também é um trabalho duro para ele, embora ele tenha sido sempre muito bem sucedido com isso. Ele é muito exigente com as letras, pois deseja que as pessoas encontrem coisas diferentes nelas. Algo que se desenvolveu muito bem na minha opinião foi sua capacidade de escrever para que o ouvinte possa tomar as coisas de uma forma pessoal, enquanto os conteúdos soam ao mesmo tempo bastante universais. Dessa forma, se mesmo ele tem todos esses problemas com a escrita, tenho certeza de que serei inútil nisso. Prefiro me concentrar no que faço naturalmente e com amor, que é compor músicas".

© 2014 Rush Fã-Clube Brasil

SYM INFO. WILLEBRORD, E. "Interview: Alex Lifeson". Holland, November 1987. Nr. 4.
TELLERIA, E. Merely Players Tribute. Quarry Music Books, 2002
BANASIEWICZ, B. Rush Visions: The Official Biography. Omnibus Press, 1987