RIVENDELL



VOLTAR PARA "FLY BY NIGHT"
VOLTAR PARA DISCOGRAFIA
VOLTAR PARA LETRAS E RESENHAS



RIVENDELL

Sunlight dances through the leaves
Soft winds stir the sighing trees
Lying in the warm grass
Feel the sun upon your face
Elven songs and endless nights
Sweet wine and soft relaxing lights
Time will never touch you
Here in this enchanted place

I've traveled now for many miles
It feels so good to see the smiles of
Friends who never left your mind
When you were far away
From the golden light of coming dawn
Till the twilight where the sun is gone
We treasure ev'ry season
And ev'ry passing day

You feel there's something calling you
You're wanting to return
To where the misty mountains rise
And friendly fires burn
A place you can escape the world
Where the dark lord cannot go
Peace of mind and sanctuary by loud water's flow

We feel the coming of a new day
Darkness gives way to light a new way
Stop here for a while until the world,
The world calls you away
Yet you know I've had the feeling
Standing with my senses reeling
This is the place to grow old till
I reach my final day.
VALFENDA

A luz solar dança através das folhas
Ventos suaves agitam as árvores suspirantes
Deitado na grama aquecida
Sinta o sol no seu rosto
Canções élficas e noites sem fim
Doce vinho e luzes suaves relaxantes
O tempo nunca irá tocá-lo
Aqui nesse lugar encantado

Viajei muitas milhas agora
É tão bom ver os sorrisos de
Amigos que nunca deixaram sua mente
Quando você estava distante
Da luz dourada do amanhecer vindouro
Até o crepúsculo onde o sol se põe
Valorizamos cada estação
E cada dia que passa

Você sente que algo lhe chama
Você quer retornar
Para o local em que as Montanhas Nebulosas se erguem
E chamas amigáveis queimam
Um lugar que você pode escapar do mundo
Onde o Senhor da Escuridão não pode ir
Paz de espírito e santuário de sonoro fluxo de água

Sentimos a chegada de um novo dia
As trevas dão lugar à luz de um novo caminho
Pare aqui por um tempo até que o mundo,
O mundo lhe chame ao longe
No entanto, você sabe que eu tive a sensação
De estar com os meus sentidos cambaleando
Este é o lugar para envelhecer
Até alcançar meu dia final.


Música por Geddy Lee / Letra por Neil Peart


Uma perfeita descrição de um dos locais mais marcantes do universo tolkieniano

A penúltima faixa de Fly By Night é a mística "Rivendell". Após "By-Tor and the Snowdog", temos mais uma investida lírica ligada à fantasia no disco, com os canadenses oferecendo dessa vez uma delicada balada acústica totalmente isenta de linhas de baixo e bateria, adornada por pequenos elementos na guitarra que ajudam a caracterizar um momento definitivamente singular no álbum e na carreira do Rush. A música, que utiliza sons exóticos para descrever uma forte paisagem literária, foi composta somente por Geddy Lee, e a letra é mais uma bela elaboração de Neil Peart.

"Rivendell" foi diretamente influenciada pela trilogia épica O Senhor dos Anéis, do premiado escritor, professor universitário e filólogo britânico J. R. R. Tolkien. Escrita entre 1937 e 1949 e publicada entre 1954 e 1955, a saga começa como a sequência do anterior O Hobbit (1937), logo se desenvolvendo numa história muito mais abrangente. Desde então, O Senhor dos Anéis foi reimpresso várias vezes e traduzido para mais de quarenta línguas, vendendo cerca de 160 milhões de cópias e tornando-se um dos trabalhos mais populares da literatura do século XX. Influenciou inclusive vários outros artistas do rock em suas composições, como "Ramble On", "Battle of Evermore" e "Misty Mountain Hop", criações da banda britânica Led Zeppelin.

Com timbres etéreos no violão e vocais impressionantes oferecidos por Geddy Lee, o tema de "Rivendell" traz imagens do refúgio imaginário criado por Tolkien em seus aclamados livros. Conhecido no Brasil também como "Valfenda", o local situa-se a norte do fictício continente da Terra Média, próximo às Montanhas Nebulosas, sendo um dos últimos redutos da raça élfica. Trata-se de um santuário de paz e beleza, onde muitos conhecimentos e histórias dos elfos e dos homens foram totalmente preservados. Seu clima é fresco, temperado e semicontinental, com verões moderadamente quentes, invernos de muita neve e precipitação moderada.

Tolkien foi um dos primeiros a introduzir a figura dos elfos na literatura. Representando historicamente criaturas místicas da Mitologia Nórdica e do Paganismo Germânico, são descritos na obra como seres belos, sábios, poderosos, fascinantes e com uma relação muito especial e profunda com a natureza, sendo um povo muito explorado em seus três livros.

Já em O Hobbit, Rivendell é retratado como um lugar mágico e divertido, onde se ouvia a música élfica e onde se poderia comer, dormir e ficar tranquilo nos braços da proteção de todos os males do mundo exterior. Construída em um desfiladeiro, contava com um belo local chamado Casa de Elrond, que contava com um grande salão onde se eram realizadas festas e reuniões, erguido em alpendres com pilares e esculturas e uma arquitetura digna dos antigos povos élficos. Todos os cômodos eram embalados pela mais perfeita e tranquilizante música e paz da magia dos residentes.

Em O Senhor dos Anéis, Rivendell tem um papel tão importante quanto em O Hobbit: é para lá que segue o personagem Bilbo Bolseiro quando este deixa o condado, e onde Frodo Bolseiro e seus companheiros o reencontram. Além disso, foi em Rivendell que surgiu o chamado Conselho de Elrond, que deu origem aos nove membros da comitiva que forma a Sociedade do Anel: o mago Gandalf, O Cinzento (que passará a ser O Branco), o andarilho Aragorn, Passolargo, filho de Arathorn e verdadeiro herdeiro de Gondor, o anão Gimli, filho de Glóin, o elfo Legolas Folha Verde, o guerreiro Boromir, da Casa do Gondor, e os hobbits Frodo Bolseiro, o portador do Anel, Samwise Gamgee, Meriadoc Brandybuck e Peregrin Took. Todos partem numa jornada que mudaria o destino de toda a Terra Média.

Segundo Geddy, a banda trabalhou nas gravações de Fly By Night por muitos dias seguidos, sempre rendendo poucas horas de sono. O produtor Terry Brown tocava "Rivendell" sempre no final das sessões, pois era sempre a última canção a ser mixada. Os integrantes deveriam ir expondo suas opiniões sobre a construção, mas não conseguiram ficar acordados o tempo suficiente. "Gostaríamos de começar a música, ouvindo-a aos poucos, mas todos sempre estávamos deitados no chão em frente à mesa de mixagem, e todas as vezes que chegava o momento de trabalhar nela, estávamos dormindo".

Indubitavelmente, a versatilidade demonstrada aqui pelos jovens músicos é capaz de transportar diretamente as mentes dos ouvintes para esse belo local, tamanha força da interpretação.

© 2014 Rush Fã-Clube Brasil

BERTI, J. Rush and Philosophy: Heart and Mind United (Popular Culture and Philosophy). Chicago: Open Court, 2011.
TELLERIA, E. Merely Players Tribute. Quarry Music Books, 2002.
BANASIEWICZ, B. Rush Visions: The Official Biography. Omnibus Press, 1987.
THE TELEGRAPH. Disponível em http://www.telegraph.co.uk/culture/books/books-life/7545438/The-20-greatest-childrens-books-ever.html. Acesso em 08 de agosto de 2014.
J.R.R. Tolkien. The Lord of the Rings. HarperCollins, 1991.