YOU BET YOUR LIFE



VOLTAR PARA "ROLL THE BONES"
VOLTAR PARA DISCOGRAFIA
VOLTAR PARA LETRAS E RESENHAS

NEUROTICA  YOU BET YOUR LIFE  ANIMATE


YOU BET YOUR LIFE

Just another hunter, like a wolf in the sun
Just another junkie on a scoring run
Just another victim of the things he has done
Just another day - in the life of a loaded gun

THE ODDS GET EVEN - You name the game
THE ODDS GET EVEN - The stakes are the same
YOU BET YOUR LIFE

Just another winner, pours his life down the drain
Just another island in a hurricane
Just another loser, like a cat in the rain
Just another day - in the path of a speeding train

THE ODDS GET EVEN - You name the game
THE ODDS GET EVEN - The stakes are the same
YOU BET YOUR LIFE

anarchist reactionary running-dog revisionist
hindu muslim catholic creation/evolutionist
rational romantic mystic cynical idealist
minimal expressionist post-modern neo-symbolist
armchair rocket scientist graffiti existentialist
deconstruction primitive performance photo-realist
be-bop or a one-drop or a hip-hop lite-pop-metallist
gold adult contemporary urban country capitalist

Just another gypsy with a plastic guitar
Just another dancer with her eyes on the stars
Just another dreamer who was going too far
Just another drunk - at the wheel of a stolen car

THE ODDS GET EVEN - You name the game
THE ODDS GET EVEN - The stakes are the same
YOU BET YOUR LIFE
PODE APOSTAR

Apenas outro caçador, como um lobo no sol
Apenas outro viciado em placar
Apenas outra vítima das coisas que ele fez
Apenas outro dia - na vida de uma arma carregada

AS CHANCES SÃO IGUAIS - Você dá nome ao jogo
AS CHANCES SÃO IGUAIS - Os riscos são os mesmos
PODE APOSTAR

Apenas outro vencedor, joga sua vida pelo ralo
Apenas outra ilha em um furacão
Apenas outro perdedor, como um gato na chuva
Apenas outro dia - no caminho de um trem em alta velocidade

AS CHANCES SÃO IGUAIS - Você dá nome ao jogo
AS CHANCES SÃO IGUAIS - Os riscos são os mesmos
PODE APOSTAR

anarquista reacionário lacaio revisionista
criação hindu muçulmana católica / evolucionista
romântico racional místico cínico idealista
expressionista minimalista pós-moderno neo-simbolista
gênios de poltrona grafite existencialista
desconstrução primitiva performance foto-realista
be-bop ou one-drop ou um hip-hop light-pop-metalista
adulto de ouro contemporâneo país urbano capitalista

Apenas outro cigano com uma guitarra de plástico
Apenas outra dançarina com seus olhos nas estrelas
Apenas outro sonhador que estava exagerando
Apenas outro bêbado - no volante de um carro roubado

AS CHANCES SÃO IGUAIS - Você nomeia o jogo
AS CHANCES SÃO IGUAIS - Os riscos são os mesmos
PODE APOSTAR


Música por Geddy Lee e Alex Lifeson / Letra por Neil Peart


Não importam as crenças - estamos todos igualmente sujeitos ao acaso

"You Bet Your Life" é a canção que encerra o álbum Roll The Bones, concluindo o primeiro trabalho do power-trio canadense realizado na década de 1990. Trata-se de uma música com características constantemente positivas, conduzida pelo essencial guitarra, baixo e bateria - fato que afirmava os músicos como realmente decididos a situar a banda numa posição mais orgânica. Roll The Bones fecharia, portanto, a marcante transição iniciada em Hold Your Fire (1987), com "You Bet Your Life" arrematando os ideais musicais de uma era e conseguindo resumir, perfeitamente, os posicionamentos ideológicos do disco.

Temos aqui uma canção rock que, mesmo com ares de simplicidade, soa muito bem estruturada, evidenciando mais um trabalho característico do Rush. Apresentando uma atmosfera constantemente agradável, a composição é formada por linhas de baixo competentes e alegres, combinadas a ótimas guitarras melódicas e percussão eficaz. Geddy Lee lembra que "You Bet Your Life" foi a peça mais difícil de ser finalizada para o álbum. "Os refrões eram muito densos, quase impossíveis de mixar. Havíamos registrado tantos trechos que, no momento da mixagem, tivemos que percorrer muitas coisas só para encontrar a canção que sabíamos que ainda estava ali".

"Assim que fiz as guitarras, o engenheiro Stephen Tayler adicionou um pouco mais de delay nas mesmas, o que trouxe mais energia"
, explica Lifeson. "A música parecia ser bem tranquila para que caminhássemos em diferentes direções, porém algo estava faltando. Queríamos chegar ao primeiro verso com um pouco mais de oscilações. Edge, do U2, é profissional nisso".

Após seguir com reflexões profundas que visitam elementos como os sonhos, otimismo, ousadia, acaso e fascínio pela imprevisibilidade, Peart considera em "You Bet Your Life" os riscos como uma das mais contundentes características da vida, pensando sobre como acontecimentos aleatórios podem interferir em nossos planos a qualquer momento. Os versos apresentam uma série de acontecimentos, atitudes e desdobramentos que refletem o quão estamos totalmente entregues ao acaso inesperado, como caçadores à espreita aguardando sua caça, viciados em jogos, assassinatos, pessoas que destruindo suas próprias vidas, desastres naturais, acidentes e até mesmo o aparecimento de grandes talentos, como evidenciado no trecho "Just another gypsy with a plastic guitar" ["Apenas outro cigano com uma guitarra de plástico"], que parece traçar uma alusão ao guitarrista Django Reinhardt (1910 - 1953), este que utilizou da sua ascendência cigana para se tornar o primeiro músico de jazz aclamado vindo da Europa. Nascido em Liverchies, Bélgica, Reinhardt cresceu em um acampamento cigano fora de Paris, estudando violino e depois banjo. Por volta de seus 13 anos, já era bom o bastante para tocar na capital da França e, em 1922, começou a trabalhar profissionalmente.

Como a faixa-título "Roll The Bones" e, de certa forma, similar a anterior "Neurotica", "You Bet Your Life" apresenta em sua sessão mediana um trecho falado incomum - um outro exemplo de como Peart seguia fascinado pela combinação de palavras aleatórias e rimas em seus escritos, a fim de provocar uma gama de percepções visuais nos ouvintes quase que involuntariamente. Aqui, o letrista cita e confronta indivíduos de variadas esferas, realidades, estilos, tendências artísticas e ideologias, tal como reacionários, revisionistas, criacionistas, evolucionistas, existencialistas, hindus, católicos, muçulmanos, capitalistas, expressionistas, etc., destacando que estes, apesar de tão diferentes, acabam por se equivalerem no jogo do acaso da vida. Segundo Peart, apesar de nos diferenciarmos por valores e crenças, estamos debaixo de um mesmo fato comum: o de viver como uma aposta constante.

"O conceito desse álbum trata sobre o acaso e o efeito do mesmo em nossas vidas, partindo da ideia de que vida e destino são como duas estradas na mesma direção, que a qualquer momento podem se encontrar", explica Peart. "Considerando o que acreditamos, achamos que temos nossas vidas devidamente planejadas até acontecer algum acidente do destino, e a única coisa que entendemos é que tudo será diferente dali pra frente. Roll The Bones é um disco que traz alguns olhares diferentes sobre o acaso e sobre como ele é capaz de devastar nossas vidas, às vezes com resultados muito positivos ou com outros um pouco mais difíceis".

"Particularmente, gosto muito da letra de 'You Bet Your Life'. Entrelacei todas as diferentes religiões, estilos musicais e tudo que pude para expressar uma ideia. Foi gratificante".


O título e a ideia da música foram inspirados no antigo programa You Bet Your Life, uma série norte-americana de rádio e televisão no formato quiz show, criada pelo produtor John Guedel (1913 - 2001) e notavelmente apresentada pelo famoso comediante e ator Groucho Marx (1890 - 1977). Foi veiculada pela primeira vez na rádio ABC em 1947, passando a ser exibida pela CBS dois anos mais tarde e finalmente chegando a NBC em 1950. O programa trazia entrevistas com participantes que disputavam belas quantias em dinheiro, tudo em meio a muitas piadas proferidas por Groucho e brincadeiras bem humoradas com os próprios concorrentes do espetáculo. No início de cada programa, o público era informado sobre uma palavra especial a ser descoberta e, toda vez que algum participante mencionava a mesma em meio a uma série de perguntas muito divertidas, a figura de um pato muito semelhante ao apresentador surgia, com o concorrente anexando alguns bônus de cerca de 100 dólares.

"Não há como escapar dos dados", defende Peart. "Mesmo que você tire o ferrão do universo aleatório para abraçar a estrutura pré-fabricada da fé, ainda assim terá que jogar na busca do caminho certo. Dizer a palavra secreta para ganhar cem dólares: para quem não viu o game show You Bet Your Life de Groucho Marx, onde ninguém a não ser o próprio Groucho sabia qual era a palavra, qualquer palpite sempre seria bom. Você poderá ter uma vida boa e longa como um cristão exemplar, e ser atendido nos portões do céu por Maomé. Tudo pode acontecer".

"Não importa o tipo de canção que você escolha tocar: está apostando sua vida nela, para o bem ou para o mal. Você é a sua crença. No entanto, se esmiuçar isso, terá a chance de ver que pode não estar certo dessa vez. Ninguém consegue ter certeza nesse melhor de todos os universos aleatórios possíveis. É por isso que a essência dessas canções é: se há uma chance, você pode muito bem pegá-la. E se alguns âmbitos da vida forem arriscados? Chegue lá e tente. Um universo aleatório não tem que ser fútil - podemos mudar as probabilidades, sacudindo os dados e jogando novamente".


Roll The Bones termina refletindo mais uma vez sobre o inexorável jogo do acaso, nos lembrando que, mesmo sem análises prévias, arriscamos nossas vidas a todo o momento, ao tomar cada passo ou decisão. Uma vez que buscamos algo, entramos em uma aposta, com os riscos sempre permanecendo os mesmos. Independente das escolhas que fazemos, a canção nos diz que devemos ir em frente e sermos ousados. Na verdade, tudo é e sempre será um risco. O importante é buscar apostas valham à pena, não apenas para tentar manter a ilusão da falsa segurança.

Pode apostar.

© 2015 Rush Fã-Clube Brasil

PEART, N. "Row The Boats: The Roll The Bones Tour Book". 1991.
POPOFF, M. Contents Under Pressure. Canada: ECW Press. 2004
WIDDERS-ELLIS, A. "Rush Redefined". Guitar Player. November 1991.
SECHIER, A. "Ad To The Bones - Bassist / Vocalist Geddy Lee Tells The Secrets Behind Roll The Bones". Hit Parader. March 1992.