Rumor: Rush trará orquestra em sua nova turnê

10 ABR 2012











É fascinante continuarmos experimentando tanta expectativa e possibilidades em torno de uma banda de jovens senhores que já está na estrada há quase quarenta anos. Esse é o Rush, definitivamente uma das maiores lendas da história do rock. Se temos um álbum dos caras pintando, certamente surgirão muitos rumores, cada vez mais fortes e intensos! O foco da vez é o Rush com orquestra.

Na semana passada ficamos sabendo que o power-trio lançará digitalmente seu novo single, Headlong Flight, no dia 24 de abril, canção que será apresentada nas rádios cinco dias antes, no dia 19. Existem alguns rumores que dão conta que a mesma será enviada às rádios nesta quarta, dia 11, data em que muitos apostam que a canção poderá enfim vir à tona em parte ou em sua totalidade, seja como um trecho disponibilizado no site oficial, seja vazando de fato na grande rede.

Outras especulações afirmam a existência de grandes chances do Rush anunciar oficialmente sua nova turnê juntamente com o lançamento radiofônico de Headlong Flight, ou seja, também no dia 19 de abril. Sobre a nova tour, comentários muito interessantes surgiram hoje no site Rush Is A Band, afirmando que os canadenses decidiram transferir para locais fechados todos os seus shows ao ar livre que estavam pré-definidos. O motivo, segundo o site, é que a banda poderá trazer uma grande novidade nos seus próximos shows: uma orquestra! Parece algo um tanto quanto surreal e improvável, mas de fato há substância. Tanto Alex quanto Neil já comentaram essa possibilidade em entrevistas passadas. Em 2009, no começo dos planos em torno do que se tornaria o álbum Clockwork Angels, o baterista escrevia um artigo para seu site oficial, onde se mostrava muito aberto quanto aos novos rumos da banda:

"... Até agora nós três ainda não discutimos o que deveríamos discutir, então nossas idéias e entusiasmo compartilhados para a entidade de Rush serão totalmente novos, espontâneos e provavelmente muito emocionantes. Falando de mim, estou aberto a qualquer coisa que possamos concordar (já havia dito que, numa banda de três, precisamos de um consenso, não de democracia. Não é bom ter um membro infeliz). Minha atividade favorita no grupo é sempre a de composição e gravação, e tenho algumas idéias de letras e novas fronteiras percussivas para explorar. No entanto, esses conceitos rítmicos também podem ser inspiradores para um novo solo de bateria, se decidirmos fazer uma turnê ou algo do tipo, ou talvez com uma orquestra. Poderíamos compor e gravar apenas algumas canções, liberando-as de alguma forma. Ou até mesmo trabalhar em dois projetos de filmes e música que havíamos discutido no passado. Em todo caso, existem possibilidades suficientes para uma futura colaboração, e estou curioso para ver o que vamos apresentar. ..."

Em 2008, Alex concedeu uma entrevista para o jornal The New Orleans Times-Picayune onde, ao comentar a inovação da canção Resist sendo apresentada de forma acústica nas turnês Vapor Trails e R30, acabou expondo uma idéia bastante exótica em se tratando dos moldes do grupo:

"Estivemos conversando sobre tocar 2112 com uma orquestra. Algo meio Spinal Tap (documentário sobre uma banda fictícia de 1984). Mas, ao mesmo tempo, poderia ser um tipo de coisa com grande apelo visual."

Geddy também falou sobre o assunto. Em 2010, ele conversou com Jeff Woods, da rádio canadense Q107 Classic Rock, onde disse:

"Eu gostaria de fazer uma série de shows com uma orquestra. Acho que seria uma experiência muito boa para nossa banda, pois acho que nossa música é feita para isso. Sempre falamos sobre esse assunto e depois deixamos de lado; Acho que, mais cedo ou mais tarde, gostaria de fazer isso acontecer..."

Pensando na possível execução integral do álbum Signals, de 1982 (a capa do tourbook da Clockwork Angels Tour traz uma alusão a esse trabalho), a canção Losing It (tida por muitos como bastante improvável) se encaixaria perfeitamente nesse formato, devido a mesma trazer em sua versão original os violinos do canadense Ben Mink, amigo de loga data da banda. Jamais foi executada ao vivo.

Confiram todas as canções do álbum Signals e quanto tempo as mesmas não são executadas nos palcos pelo grupo:

Subdivisions - Apresentada pela última vez em 02/07/2011 - Washington (9 meses)
The Analog Kid - Apresentada pela última vez em 07/05/1994 - Ontário (17 anos)
Chemistry - Apresentada pela última vez em 03/05/1983 - Holanda (28 anos)
Digital Man - Apresentada pela última vez em 24/07/2008 - Indiana (3 anos)
The Weapon - Apresentada pela última vez em 05/12/1985 - Rhode Island (25 anos)
New World Man - Apresentada pela última vez em 23/11/2002 - Rio de Janeiro (9 anos)
Losing It - Jamais apresentada ao vivo
Countdown - Apresentada pela última vez em 23/09/1983 - Nova York (28 anos)