ALEX LIFESON E OS PRIMEIROS ANOS DO RUSH COM JOHN RUTSEY



30 DE OUTUBRO DE 2014 | POR VAGNER CRUZ

Por Brian Ives
Tradução: Vagner Cruz


"I’ve Been Runnin'" é uma joia rara no catálogo do Rush. A banda é famosa compor e gravar apenas o que eles precisam para os álbuns, sem deixar sobras. Isso explica por que foram um dos poucos a não lançar nada no boom das caixas dos anos 90. Quase não havia materiais que os fãs já não tivessem nos álbuns ao vivo.

Mas em novembro o Rush finalmente lançará um box. É um compêndio de seis blu-rays chamado R40, uma compilação de todos os seus shows lançados nos últimos anos. Há Rush In Rio de 2003, R30 de 2005, Snakes & Arrows Live de 2008, Time Machine 2011: Live in Cleveland e Clockwork Angels Tour, do ano passado.

O box também inclui todas as oito canções tocadas e gravadas em 1974 na Laura Secord Secondary School, Ontário, com o baterista original e já falecido John Rutsey. O set traz "I've Been Runnin'" e outra canção original perdida do Rush, "The Loser". Nenhuma dessas já integraram qualquer álbum.

Confira abaixo a apresentação da banda com "I've Been Runnin'":


O site Radio.com conversou com Alex Lifeson sobre essas canções. No entanto, ele mal conseguiu lembrar delas (pois são da época em que a banda ainda estava na escola). Mas ele acabou trazendo boas lembranças de Rutsey, que geralmente escrevia as letras e era o comunicador da banda nos primeiros dias. Antes da chegada de Neil Peart, eles eram de fato puxados pela paixão de Rutsey: rock and roll básico e direto.

Algo que está deixando os fãs do Rush bastante animados é a filmagem de 1974 na Laura Secord Secondary School. Do que você se lembra dessa apresentação?

Oh meu deus, que foi há muito tempo. Lembro-me vagamente desse dia. Lembro de estar no palco montado no auditório daquela escola, com todas as crianças sentadas em seus lugares - ninguém estava de pé! - e foi um pouco desconfortável. Mas é um bom exemplo da banda que éramos naquele tempo, tocando em bares e escolas.

O que passa por sua cabeça quando vê imagens de vocês tocando com John Rutsey?

Hum, é engraçado. As coisas que eu realmente noto nisso - e que pode parecer estranho - é que tocávamos muito rápido, o tempo todo. Lembro que tudo que eu tocava era com rapidez. Estávamos habituados a um gravador mono que utilizávamos para gravar alguns shows. Na verdade, devo ter algumas dessas fitas antigas do início dos anos 70 espalhadas em algum lugar.

Ótimo! Coisas para um novo box!

[Risos] É claro! Mas estávamos com 19, 20 anos de idade: como passa rápido.

Durante décadas, Geddy tem sido o cara que fala com o público nos shows de vocês, mas ele não faz muito isso. Depois de assistir alguns momentos dessa performance, percebi que o papel de enfrentar a multidão costumava ser do John, e ele parecia se divertir.

Sim, e muito. Ele tinha um senso de humor muito espirituoso, era muito bom nisso. Ele falava com o publico e dizia as coisas; às vezes pensava que ele fosse nos matar. Ele ficava à vontade para falar com as pessoas e ser o cara, enquanto Geddy de fato não era, e nem tenho tanta certeza se ele se sente confortável com isso ainda hoje. Mas John, ele iria contar histórias e piadas, ia pegar alguém do público para fazer piadas com essa pessoa a noite toda. Ele era ótimo nisso. Era divertido: aqueles dias com ele foram muito divertidos. Ficamos com ele durante seis anos. Sabe, acho que John cantou uma ou duas músicas. Ele não tinha voz de cantor, soava no estilo Bob Dylan. Mas cantou em duas, e eu e ele fazíamos alguns backing vocals. Seu microfone no palco não era reservado somente para que ele falasse.

Conte-me sobre a música "I've Been Runnin'", não só nunca ouvi como nunca havia ouvido falar.

John escrevia as letras na época. Geddy e eu geralmente fazíamos a música. Às vezes tínhamos ensaios da banda e éramos só nós três, e era sempre difícil trabalhar em canções como essa. Ficava mais fácil para eu e Geddy trabalharmos na música juntos, para então ensinarmos ao John começando dali. Na verdade, ainda fazemos assim com o Neil. John escreveu a maior parte das letras naqueles dias. Foi muito estranho quando ele não quis que usássemos suas composições no primeiro álbum, no momento em que começamos a gravá-lo. Foi um período estranho para nós, pouco antes dele sair da banda. Mas, para se honesto com você, havia esquecido completamente de "I've Been Runnin'", até vê-la chegar para esse box. Essa estava totalmente perdida para mim. É obscura, um tipo de canção blueseira inspirada no Led Zeppelin.

Muitas pessoas consideram o Rush como um híbrido entre o hard rock / progressivo. Mas, naquele momento, vocês eram uma banda de garagem.

Acho que nossas influências entre aspas "progressivas" não vieram até o Neil se juntar à banda. Geddy e eu estávamos nos inclinando para esse tipo de música, amávamos o que o Yes e o Jethro Tull estavam fazendo, e é claro que éramos grandes fãs do Pink Floyd. Mas John era uma forte influência na banda, sendo de fato um roqueiro básico. Isso foi parte da razão de sua saída. Houve outra razão: sua saúde. Mas realmente, nesse momento, ele era um tipo de roqueiro Bad Company, e eu e Geddy queríamos nos mover para algo que fosse um pouco mais carnudo em termos de arranjos e performance.

Você se lembra de algo sobre "The Loser"? Essa é outra original daqueles dias que nunca chegou em um álbum.

Tenho que ouvir isso de novo! Tínhamos uma música... foi uma das primeiras que escrevemos. Pode ser essa. Se for, escrevemos por volta de 1968. Novamente, era um rock muito básico e direto.

Vocês nunca fizeram "box sets" por nunca terem material inédito antigo. Mas existe alguma possibilidade de uma coleção do começo ainda com John Rutsey?

Nunca há material extra, só gravamos aquilo que precisamos para os álbuns. Haviam algumas fitas espalhadas desse período inicial, mas não posso imaginar como elas estão 40 anos depois. Agora estou com elas armazenadas e quero revê-las, mas não há qualquer tipo de performances ao vivo do começo. Na verdade, havia uma fita gravada em uma escola, utilizamos ambos os lados do rolo. Bem, você sabe, era mono! E foi basicamente gravada de um microfone no meio do palco. Lembro-me de ter ouvido aquilo várias vezes, provavelmente foi capturada em 1971. Mas, infelizmente, não sei o que aconteceu com ela. Nunca pensávamos em segurar essas coisas naquela época. Você pensa em algo novo e diz: "Esquece essa porcaria velha".

R40 tem previsão de lançamento para 17 de novembro no Reino Unido e 18 de novembro na América do Norte. Confira todos os detalhes do box.

Fonte: Radio.com