EMPRESA BRASILEIRA LANÇA TÊNIS ASSINADO POR NEIL PEART



18/01/2015

Divulgação do Urbannboards Neil Peart Signature
No DVD / Blu-ray Time Machine 2011: Live in Cleveland, é possível visualizar alguns belos closes das câmeras nos pés de Neil Peart, enquanto o baterista aciona os pedais de seu kit. Nesses momentos, notamos que o músico usa um par de tênis personalizado, que traz inclusive alguns símbolos alquímicos que fizeram parte da temática da turnê. Dito isto, vamos contar uma pequena e surpreendente história sobre esse curioso acessório utilizado pelo mestre das baquetas do Rush.

Acreditem: o tênis de Peart foi idealizado e projetado por um brasileiro. Rodrigo de Castilhos, de Caxias do Sul - RS, é formado em Milão e criou uma marca de calçados especial para bateristas, algo inédito no mundo da música. A inspiração surgiu no período que teve sua própria banda.

"Sempre quis fazer uma coisa diferente dentro da minha área. Durante um ensaio da banda que participei, percebi que meu baterista trocava de calçados por que um deles permitia realizar melhor algumas técnicas. Perguntei se existia um calçado especial para bateristas, e ele disse que não".

Em pesquisas no Brasil e no mundo, o gaúcho descobriu que o calçado era um sério problema para os bateristas, e que alguns chegavam a tocar de meia ou descalços. Com o conceito de uma verdadeira luva para os pés, a empresa Urbann Boards foi lançada como solução para tais questões.

O grande diferencial dos sapatos fica por conta do forro, em tecido dry-fit, e um sistema de palmilha interna que permite ao pé maior sensibilidade durante o toque do pedal. Conforto, leveza (o calçado tem menos de 200 gramas) e flexibilidade são as grandes vantagens que Rodrigo garante.

Buscando visibilidade internacional para seu produto, Rodrigo fez amizade com grandes bateristas do mundo durante suas viagens para feiras de música e shows no exterior. Nestes eventos, o caxiense ganhou prêmios e fez sua marca se tornar conhecida. Alguns nomes como Dennis Chambers (baterista de Carlos Santana), Virgil Donati (banda Planet X) e Aquiles Priester têm linhas assinadas em modelos exclusivos. Agora é a vez da empresa lançar o modelo Neil Peart Signature.

Rodrigo de Castilhos no dia do envio do tênis já finalizado para Peart
O projeto Neil Peart ficou em segredo desde o período da turnê Time Machine. A cada show, Peart seguia utilizando modelos experimentais do tênis e enviando suas percepções e coordenadas para Rodrigo, que seguia à risca as orientações para aprimorar o material. Dezenas de e-mails foram trocados entre eles na busca por um resultado ideal para as atividades do músico do Rush. O baterista e endorser da Urbann Boards, André Machado, falou sobre o produto com exclusividade para o Rush Fã-Clube Brasil. "Eu estava com o Rodrigo quando enviamos o tênis para o Neil gravar o show Time Machine em Cleveland", explica André, que também é um grande fã do power-trio. "Tive que guardar a informação desde então e não pude falar pra ninguém - enviamos vários pares para ele. É muito louco isso, pois de certa forma estou muito próximo e participando de forma real em um evento com o meu ídolo", conclui.

"Os tênis para bateristas da Urbannboards são confortáveis, confiáveis e proporcionam a combinação certa de deslizamento e acionamento do pedal", explica Peart, no material de divulgação. "Uso em todas as vezes que toco. Muito obrigado por trabalhar tão duro para produzir o material perfeito para shows".

Portanto, com autorização do próprio Peart, divulgamos com exclusividade as fotos do tênis, que será lançado mundialmente em 22 de Janeiro na NAMM Show, a maior feira de produtos musicais nos Estados Unidos. Acontece anualmente, a cada janeiro, em Anaheim (Califórnia), apresentando todas as facetas da indústria musical, instrumentos, produtos e algumas idéias inovadoras para facilitar o trabalho dos fabricantes e revendedores, além de shows de celebridades, seminários, conferências e sessões. Em 2015, estará presente o técnico de bateria de Peart, Lorne “Gump” Wheaton, expondo também o kit Time Machine.

Os tênis estarão nas melhores drum shops do Brasil a partir de março. Em breve informaremos maiores detalhes da divulgação.


Agradecimentos a André Machado e a Urbann Boards