LIFESON FALA SOBRE A TURNÊ R40 EM ENTREVISTA



26 DE JANEIRO DE 2015 | POR VAGNER CRUZ

John Derringer, Alex Lifeson e Maureen Holloway na rádio Q107 em Toronto

Alex Lifeson foi o convidado dessa manhã no programa Derringer in the Morning da rádio Q107 de Toronto. O guitarrista aborda no bate-papo de vinte minutos a nova R40 Tour, sua participação em Come on Children, documentário do cineasta canadense Alan King filmado em 1972 (algumas cenas inclusive podem ser vistas no material dedicado ao Rush em Beyond The Lighted Stage, de 2010) e as cidades e regiões inicialmente não contempladas no circuito da nova turnê, entre outros assuntos.

Como sempre acontece, ao anunciar uma nova tour, os fãs do Rush iniciam muitas discussões em fóruns e comunidades pela Internet sobre as possíveis canções a integrarem o próximo setlist. Ao ser perguntado sobre as escolhas para a R40, Alex respondeu:

"... Essa é sempre uma pergunta difícil, já passamos por vários cenários diferentes nos setlists. Estamos fazendo algumas modificações, deixando algumas coisas. Estamos com uma ideia de abordar todo o show 'de frente para trás', trabalhando nessa ideia de produção. Vai ser muito, muito legal. Vamos ter muita diversão e acho que nossos fãs vão gostar bastante dessa viagem musical que estamos planejando...".

O Rush tem sido questionado pela quantidade menor de datas anunciadas para a R40 Tour, diferente das turnês anteriores. As 34 cidades confirmadas na última semana podem representar uma liberação prévia devido à pressão que se criou em torno do tema nos últimos meses. Durante toda a entrevista, Alex deixa no ar a possibilidade real de novas datas, o que nos leva a entender que o Rush continua com outras negociações. Segundo algumas postagens no fórum internacional Counterparts, algumas rádios nos EUA têm levantado rumores de que a banda irá liberar em breve mais seis datas na América do Norte.

"Mais uma pergunta difícil. Há muitas datas que queremos fazer nessa turnê, e ainda estamos trabalhando em algumas coisas. Estamos 'massageando' as coisas, vamos ver o que pode acontecer. Infelizmente, por hora, alguns locais ficaram de fora, mas ainda estamos trabalhando".

Alex comenta bastante a satisfação da banda com o álbum e a turnê anterior Clockwork Angels, mas ressalta a completa exaustão dos integrantes, que estavam sedentos por férias para descansarem e estarem com suas famílias. A animação, segundo ele, está de volta com a turnê R40, mas a decisão pela mesma foi muito difícil, algo definido de última hora. Nesse momento, o guitarrista afirma detestar admitir que a idade é um dos fatores que mais vêm dificultando nessas decisões.

Alex salienta que ainda adora tocar, expondo com que frequência pega sua guitarra quando está em casa. Ele afirma que ao retornar de uma turnê, geralmente não toca nada por cerca de duas semanas. Após esse período, ele costuma se exercitar de 3 a 4 horas por semana, mas sem nenhum horário especifico (inclusive em algumas ocasiões tocando no meio da noite). Segundo ele a frequência é muito variada, pois em certos momentos chega a utilizar o instrumento por 2 horas diárias, nunca seguindo um padrão.

Ao ser perguntado sobre a fórmula que mantém a banda unida ao longo de tantos anos, o guitarrista responde, "Provavelmente porque passamos boa parte do nosso tempo juntos, dando muita risada. Neil chega ao local do show de moto e, após a passagem de som, sempre nos reunimos para jantar, conversar sobre o que está acontecendo à nossa volta, sobre o nosso dia a dia, nossas vidas, e é sempre uma boa oportunidade para rirmos. Sempre fizemos isso, todos os dias, desde sempre. E isso vem sendo uma parte importante de nossa longevidade, com certeza".

Alex fala ainda  na entrevista sobre os fãs famosos do Rush, citando como exemplo o astronauta canadense Dafydd Rhys "Dave" Williams, um grande fã da obra da banda. O guitarrista conta que, quando se conheceram, Williams lhe mostrou um dos álbuns da discografia dizendo ser o seu favorito, afirmando inclusive já foi para o espaço com o disco. Alex diz que a quantidade de astros de Hollywood e do meio artístico que afirmam serem grandes fãs é enorme, e que quando esses chegam para cumprimentá-lo, é sempre algo inesperado.

Por fim, a locutora Maureen Holloway comenta uma pequena ligação que tem com o Lifeson. Os filhos dela frequentam a mesma escola que os netos do músico do Rush e, na apresentação natalina da escola, ele foi assistir seu neto. Na ocasião, o professor de música anunciou que teriam uma participação especial, e Alex subiu ao palco para tocar canções de Natal. Segundo Holloway, todos os presentes ficaram surpresos, dizendo "Uau, não é isso que costumamos esperar de um avô".

Confira a entrevista na íntegra:



Agradecimentos: Leo Skinner.