RUSH ANUNCIA A R40 LIVE 40TH ANNIVERSARY TOUR



22 DE JANEIRO DE 2015 | POR VAGNER CRUZ

Rush de volta à estrada em 2015
Esqueçam a R41! Conforme havíamos mencionado ontem em nossa página no Facebook, o Rush acaba de anunciar a sua R40 Tour, turnê de aniversário pelos 40 anos desde o lançamento do álbum de estréia e da chegada do baterista Neil Peart, completados em 2014. Acompanhamos de perto (e com muita expectativa) desde o começo do ano passado os vários rumores e especulações sobre essa nova empreitada, sempre envolta por muitas indefinições e incertezas que partiam dos próprios músicos em inúmeras entrevistas - hoje temos, enfim, a aguardada confirmação. Após a liberação do novo layout no Rush.com ocorrida ontem, 21/01/2015, o site oficial informa inicialmente 34 cidades na América do Norte, iniciando o circuito no dia 08 de maio em Tulsa, Oklahoma, e finalizando em 01 de agosto em Los Angeles, Califórnia. Confiram o comunicado oficial:

Ao longo de sua incrível carreira, os integrantes do Rush têm vivido uma vida juntos, proporcionando uma trilha sonora influente para a vida de muitos fãs. Alguns estão com eles desde o início, enquanto outros os descobriram ao longo do caminho, mergulhando em seu incrível conjunto da obra.

Citando Dave Grohl na memorável indução da banda ao Rock and Roll Hall of Fame,

"O Rush construiu sua base de fãs da maneira certa. Sem exageros, sem besteiras, fizeram tudo a partir do zero. Seu legado é incrível e sua influência inegável".

Após quarenta anos juntos e vinte álbuns de platina e ouro, o Rush está pronto para comemorar com os fãs mais leais do mundo, dando início a sua 21ª turnê, essa que provavelmente será a última dessa magnitude. Celebre quatro décadas de música com esses três músicos incríveis - tudo em uma noite.

O vasto catálogo do Rush inclui clássicos como o auto-intitulado álbum de estreia de 1974, 2112 de 1976, Moving Pictures de 1981, Test For Echo de 1996 e Vapor Trails de 2002. O Rush lançou seu vigésimo álbum de estúdio, Clockwork Angels, em 2012, via Anthem / Roadrunner Records. A aclamada coleção marcou sua primeira gravação em estúdio desde Snakes & Arrows, de 2007, estreando na primeira posição no Canadá e na segunda da Billboard 200, correspondendo a maior marca de uma estreia na carreira da banda. Conhecidos por seus shows cheios de energia, o lançamento mais recente do Rush foi o box de colecionador R40, incluindo imagens ao vivo que abrangem todas as quatro décadas da carreira do trio, trazendo mais de duas horas de material inédito e a rara apresentação de uma versão com as sete partes de "2112", embalados por um impressionante livro de capa dura de 52 páginas.

A longevidade tem trazido um renascimento na cultura pop, com a rara aparição da banda na televisão - a primeira em mais de 30 anos - no The Colbert Report do Comedy Central, além de tributos no South Park e de uma memorável participação especial no filme Eu Te Amo, Cara. Uma análise ao vivo de sua mais recente Clockwork Angels Tour exaltava que "a interação do power-trio poderia colocar caras da metade da idade deles na enfermaria para queimados", enquanto The Globe And Mail declarava o Rush como "uma das poucas bandas de qualquer parte do mundo que fica cada vez melhor". Uma matéria da Rolling Stone que narra a carreira resumiu a contínua vitalidade artística do renomado trio de rock, observando: "É verdade que o Rush não significa hoje o que fizeram em 76 ou até mesmo em 96. Significam muito mais".

O Rush foi reconhecido com oito Juno, sete indicações ao Grammy, incluindo uma para o aclamado documentário Beyond The Lighted Stage, que também venceu o Audience Award no Tribeca Film Festival. Os integrantes da banda entraram para o Canadian Music Hall of Fame em 1994, receberam a Order of Canada em 1996 e chegaram ao Songwriters Hall of Fame em 2010. Receberam ainda uma estrela na Canada's Walk of Fame em 1999 e na Hollywood Walk of Fame em 2010. Em 2012, o Rush foi agraciado com a mais alta homenagem artística do Canadá, ao receber o Governor General's Performing Arts Award. Para a alegria dos fãs, eles alcançaram o Rock and Roll Hall of Fame em 2013.

Comemorando 40 anos, o Rush e a Live Nation confirmam que a R40 Live Tour visitará 34 cidades em toda a América do Norte neste verão a partir de 8 de maio em Tulsa, Oklahoma, terminando em 01 de agosto em Los Angeles, Califórnia. Estes shows imperdíveis destacarão as quatro décadas de música da banda. Os ingressos para a Rush: R40 Live Tour estarão à venda a partir de 30 de janeiro, em locais selecionados pela Ticketmaster.com e LiveNation.com.


Novo kit R40 de Peart, exposto na NAMM Show em Anaheim
Foto: Mauro Tarakdian
Nosso palpite é que novas datas serão liberadas em breve, conforme ocorrido nas últimas turnês. Não fomos autorizados a dizer muito sobre o assunto, mas uma de nossas fontes afirma que o Rush está muito perto de retornar ao Brasil em 2015. Segundo o contato, as negociações estão adiantadas e, provavelmente, até fevereiro poderemos ter uma feliz confirmação. O mais interessante é que há chances dessa ser a maior tour do power-trio pelo país, pretendendo fechar uma quantidade maior de cidades do que em 2002 e 2010 (anos nos quais a banda trouxe as turnês Vapor Trails e Time Machine, respectivamente). Seguiremos acompanhando e, obviamente, surgindo qualquer novidade, informaremos.

Há poucos dias, mostramos uma foto que muitas fontes afirmaram ser a nova plataforma do kit de Peart sendo pintada pela DW. Além disso, trouxemos uma matéria da empresa Urbannboards (que produzirá um modelo de calçado para bateristas com a assinatura de Peart) informando que Rodrigo de Castilhos, o idealizador, estaria presente na NAMM Show em Anaheim, Califórnia (EUA) para expor seu produto, e que Lorne 'Gump' Wheaton, técnico de bateria de Peart, também marcaria presença na feira com o kit Time Machine. Conforme a postagem de Gump em seu Twitter, estávamos enganados.

"Se você der uma parada no estande da DW na NAMM Show em Anaheim, Califórnia... poderá encontrar algo que irá responder suas perguntas? Tchau por agora".

O novo kit R40 de Peart está de fato exposto na feira, que acontece de 22 a 25 de janeiro. Você poderá conferir ao lado a primeira foto do mesmo, enviada come exclusividade para nós pelo baterista e endorser da DW nos EUA, Mauro Tarakdian.

Acompanhem abaixo os primeiros locais confirmados para receber o Rush em sua nova turnê:


Agradecimentos: Mauro Tarakdian e Paulo Carvente