HEMISPHERES TOUR (TOUR OF THE HEMISPHERES)



Voltar para TURNÊS


DE OUTUBRO DE 1978 A JUNHO DE 1979

Bandas de abertura: Max Webster, Ambrosia, April Wine, Golden Earring, Madcats, The Good Rats, Head East, Molly Hatchet, Pat Travers Band, Starz, Saxon, Wild Horses, UFO e Streetheart.

Outras bandas: Wireless, Stillwater, Blondie, Toto, Boyyz, Angel, Granmax, Sad Cafe, Horslips, Falcon Eddie, Blackfoot.

Pink Pop Festival - 04/06/1979: The Police, Peter Tosh, Elvis Costello, Dire Straits, Average White Band e Massada.

A TURNÊ

É notável dizer que Hemispheres fez com que o Rush atraísse também muitos fãs de outras bandas como o Yes e Genesis. O trio iniciou a turnê no mesmo mês de lançamento do álbum, a qual seguiria até junho do ano seguinte consistindo num total de 113 datas no Canadá, Estados Unidos e Europa.

Dois shows foram realizados no prestigioso New York Palladium em janeiro de 1979. As datas foram analisadas por John Rockwell, influente crítico de rock do New York Times, sendo essa, certamente, a primeira ocasião na qual a existência deles foi notada por este famoso órgão. Rockwell não foi "oito" nem "oitenta" em sua crítica ao Rush, mas ao contrário da maior parte de seus predecessores (os quais iam aos shows da banda sem conhecer muito sobre eles e sem ter um particular entusiasmo pelo estilo de música), mostrou respeito pelo trio.

Ele abriu seu artigo comentando que os críticos de rock levavam muito tempo "divagando sobre a 'New Wave', e que um mergulho ocasional na 'Old Wave' provavelmente não os machucaria nada". Depois, também destacou o tamanho e o entusiasmo do público nos shows dos canadenses no Palladium e adicionou: "Mesmo se o Rush se sentisse irritado com o fato de ser ignorado pelos supostos formadores de opinião do rock, o trio poderia ter um consolo no entusiasmo do seu público. O que o Rush faz é tocar um rock progressivo firme e cheio de energia, com uma forte camada de ficção científica. Sendo uma banda de três integrantes, eles mantém sua música clara e sem exageros, ao contrário de muitas outras bandas científico-fantásticas".

Esse artigo, de certa forma, foi um material que mostrou respeito e trazia uma tentativa de compreensão do que o Rush fazia, além focar também no grande número de pessoas que apreciava o trabalho da banda. Mesmo que as declarações não mostrassem de fato a merecida reverência à banda, era o tipo de nota que o Rush precisava na época. Eles ainda eram muito ignorados pelas rádios nos Estados Unidos, e a cobertura de jornais respeitados na América do Norte seria importantíssimo para as turnês que vinham fazendo por lá.

A segunda semana de fevereiro de 1979 viu a revista Sounds na Inglaterra anunciando um show com "Rush, Nugent e Aerosmith". O Rush, eles disseram, acabava de marcar na ocasião mais 15 datas em dez cidades da Inglaterra e Escócia, porém as mesmas ainda precisavam ser confirmadas. Eles adicionaram que a banda vinha de uma turnê na América do Norte iniciada desde o lançamento de Hemispheres. As notícias foram confirmadas uma semana depois, fixando 18 datas entre abril e maio de 1979 - três noites no Hammersmith Odeon em Londres, duas em Newcastle, Glasgow, Machester, Liverpool, Birmingham e Bristol, uma em Edimburgo, Coventry e Southamptom. O plano original era fazer 36 shows (como pedia a demanda de fãs), mas a banda sentiu que não conseguiria cumprir outra grande extensão de uma turnê já exaustiva.

Depois de tudo, além da Grã-Bretanha, o Rush tocou ainda na Alemanha, Holanda, Noruega, Suécia, Bélgica e Finlândia.

Por fim, os rapazes acabaram fazendo cinco noites no Hammersmith Odeon - um notável feito para qualquer banda. Antes de fecharem a turnê, foram ainda premiados com outro Juno no Canadá como "A Melhor Banda do Ano", e em Londres foram presenteados com disco de prata pelas vendas britânicas de A Farewell To Kings.

Sobre o show em Glasgow, ocorrido no dia 25 de abril, vale mencionar que foi uma noite bem canadense na casa escocesa, com a banda Max Webster abrindo. Era a primeira visita dos Websters à Europa e era natural que seria acompanhando o Rush, pois as duas cresceram juntas e compartilhavam a mesma gravadora.

O Max Webster (Kim Mitchell - guitarra e vocais, Dave Myles - baixo, Terry Watkinson - teclados, e Pye Dubois - letrista e quarto integrante da banda, mesmo nunca tendo aparecido com eles no palco) existia desde 1973, tendo sido originalmente formado por Mitchell e Dubois. Eles assinaram com a Mercury, gravadora que também cuidou do Rush, mas sofreram muito com as comparações. Mitchell e Dubois chegaram a dizer na época que o Rush era como o filho favorito da Mercury, enquanto o Max Webster era apenas tratado como o segundo melhor.

"Mesmo assim, o Rush se tornou uma grande ajuda pra nós", diz Mitchell. "Saímos juntos em turnê algumas vezes nos Estados Unidos e Canadá e os rapazes foram ótimos. Nos ajudaram a tocar de frente para muito mais gente do que esperávamos".

Os Websters já haviam mudado para outra gravadora, a Capitol, quando foram para o Reino Unido. A empresa abandonava na época todos os atravancos que podiam para chamar atenção. Talvez estivessem, na verdade, de olho no Rush, na esperança do fim do contrato do trio com a Phonogram. De qualquer modo, a Capitol fez o seu melhor pelo Max Webster que, na ocasião, tocou um ótimo set, que lhes daria condições de se estabelecer na Grã-Bretanha sem maiores problemas.

Porém, a noite em Glasgow pertencia mesmo ao Rush. De acordo com relatos, os rapazes estiveram numa forma absolutamente magnífica naquele show, fazendo tudo de mais impressionante que podiam, mesmo estando os três muito resfriados.

"Apesar de terem tocado por mais de duas horas, apesar de todos termos ficado de pé o tempo todo, apesar do calor, do volume acima da média, da fumaça, da falta de oxigênio - apesar de tudo isso, quando a banda saiu do palco pela última vez senti como se eles tivessem tocado por cinco minutos", disse o repórter Brian Harrigan, que esteve presente na apresentação. "Eu via pessoas por toda a minha volta como se estivessem compartilhando da mesma impressão. Cabeças chacoalhando de um lado pro outro como em transe - pessoas lançando olhares aos relógios e usando estranhas expressões de surpresa".

O Rush incorporou uma parte substancial de Hemispheres no set, junto com outras músicas tradicionais de álbuns anteriores. O trio tinha planos de trabalhar melhor com a iluminação e efeitos visuais. Na época, Neil Peart disse que a intenção era trazer aos fãs britânicos o melhor que eles podiam do set-up da turnê norte-americana, dado o vasto número de diferentes casas de show que tocaram. Algo que os fãs britânicos não viram (diferente dos norte-americanos) foram os projetores no fundo do palco: algo que viria mais tarde, nos próximos álbuns.

Continuou Peart: "Colocamos tudo desmontado em nossos caminhões, porque sabemos o quão importante é manter a excitação de um show ao vivo. A projeção no fundo do palco é mais uma maneira de manter esaa excitação, junto com as luzes e tudo mais. Sabemos que existem algumas partes de nosso set que não são tão musicalmente atrativas como outras, então a melhor coisa a se fazer é ter certeza de que a atenção está focada no palco. Não há dúvida de que os efeitos não tiram nada da música. É, na verdade, uma questão de destacá-la, ou de ilustrá-la".

A banda revelou nas entrevistas concedidas durante a turnê britânica que Hemispheres levou muito mais tempo para ser gravado do que qualquer outro álbum com os quais eles haviam se envolvido - dois meses e meio de gravações sozinhos no Rockfield (País de Gales) antes de partir para a mixagem no Trident.

Alex Lifeson explicou que uma das razões foi que o álbum era o mais "arranjado" de todos, o que, paradoxalmente, significou que uma vez que tinham ideias claras do que queriam fazer, precisaram de mais tempo para atingir exatamente o resultado. Eles planejaram gastar apenas seis semanas gravando o disco mas, assim como apontou Peart, ao mesmo tempo que progrediam em suas carreiras musicais, eles se tornavam cada vez mais rigorosos com relação às exigências sobre eles próprios. Disse o baterista a um repórter: "Nossos padrões são bem elevados. O segundo lugar não é bom o suficiente".

A banda e seus empresários deixaram alguns recados na mídia a fim de mostrar que não era fácil levar a banda para a Grã-Bretanha e para a maioria dos lugares de mesma importância. O Rush era considerado grande entre o público de alguns poucos países, mas os jornais e rádios ainda tinham um ponto de vista cauteloso com relação a eles.

O co-diretor Ray Danniels disse, comparando as situações do Max Webster e do Rush: "A mídia fez questão de ir em direção ao Max Webster imediatamente, como se o Rush parecesse querer evitá-la". Entretanto, ele adicionou rapidamente: "Mas isto não afeta a banda".

Lifeson, quando questionado se havia lido as críticas britânicas sobre Hemispheres, disse que somente havia se deparado com a de Geoff Barton, da Sounds, e que não havia visto as da MM e da NME porque "Eles não gostam de nós, de um jeito ou de outro". Vale mencionar que ele provavelmente não se deleitou muito com a de Geoff, uma vez que o artigo mostrou sua confusão pessoal sobre Hemispheres, não sabendo se o trabalho era realmente uma obra-prima ou um erro terrível.

Para seu crédito, Barton confirmou o que disse sobre o Hemispheres, mas adicionou que estava provavelmente muito isolado com essa opinião e que aquele álbum em particular aumentou extensamente o poder de mercado do Rush, trazendo fãs do Yes para junto das massas.

Além disso, persiste o ponto no qual a cobertura do Rush pela imprensa e pelas rádios não refletia de maneira alguma sua enorme popularidade. Na verdade isso não os aborrecia. A banda atingiu o sucesso apesar de ser ignorada e estava agora numa posição de ignorar os críticos. Felizmente, eles nunca ignoraram. É fato que os canadenses sempre foram infalivelmente educados com a imprensa do rock e enormemente prestativos.

Após os shows na Grã-Bretanha, o Rush se dirigiu para o continente para a abertura da turnê européia em Paris, no dia 15 de maio. Infelizmente um incêndio ocorreu na casa, sendo o show remarcado. Assim, a banda abriu a turnê na Bélgica e passou pela Alemanha, Suíça, Dinamarca, Suécia e Noruega. Esta série ocorreu até o meio de junho de 1979. Logo após retornaram ao Canadá para uma pausa - a primeira desde outubro do ano anterior e a primeira depois de mais de 150 shows.

Entretanto, após um mês da volta deles para o Canadá, foi anunciado nos jornais que o Rush voltaria ao Reino Unido para fazer um único show no Bingley Hall (uma casa enorme e parecida com um silo) no dia 21 de setembro. A razão, segundo os jornais, era que a banda estava planejando gravar seu próximo álbum no Reino Unido - a aposta era que o Trident em Londres seria o estúdio favorito dos rapazes - e eles gostariam de ter a oportunidade de fazer uma apresentação especial por lá.

A demanda por ingressos na última visita foi tão grande que o trio sentiu que deveria dar aos fãs que perderam o show da primeira vez uma chance de ver a banda - e para as pessoas ao redor também. Eles obviamente se sentiram muito confiantes e não tiveram problemas em lotar a casa com capacidade para mais de dez mil pessoas.

Após uma semana do anúncio os ingressos se esgotaram, e os promotores do show, da Straight Music, rapidamente organizaram outro show para a noite seguinte. Ao todo 20 mil ingressos foram vendidos sem muito esforço - caso alguém precisasse de um tipo de confirmação se o Rush era realmente uma banda de performances grandiosas, bastava dar uma olhada nestes fatos.

Entretanto, estes shows ainda aconteceriam no futuro e neste meio tempo o trio tirava um merecido descanso, antes de se juntar para trabalhar num novo material para o próximo álbum, algo que traria uma mudança deliberada e consciente em comparação ao estilo anterior com que faziam as coisas, saindo em turnê praticamente o tempo todo e aproveitando as longas horas inúteis que toda banda enfrenta nessas temporadas - viajando, ficando em quartos de hotel, etc., utilizando esse tempo para compor.

Essa foi a primeira turnê a incluir "A Passage to Bangkok", graças a melhorias tecnológicas nos teclados. Além da redução usual de "By-Tor", "Anthem" também era abreviada tendo o segundo verso descartado. O set permaneceu o mesmo durante toda a turnê, até a retirada de "Circumstances" durante as datas no Reino Unido. Além dela, "Something For Nothing" e "Cygnus X-1" também foram retiradas do set nas datas europeias restantes.

Um fato curioso é que a banda precisou cancelar três datas em junho por um problema inusitado: Alex Lifeson havia quebrado o dedo no hotel. Foram as apresentações em Mannheim e Munique (Alemanha) e Zurique (Suíça). A banda encerraria sua turnê no Pink Pop Festival, ocorrido em Geleen, Holanda, no dia 04 de junho de 1979.

SET LIST

Anthem
A Passage to Bangkok
By-Tor and the Snow Dog
Xanadu
Something For Nothing
The Trees
Cygnus X-1
Hemispheres
Closer To The Heart
Circumstances
A Farewell to Kings
La Villa Strangiato
2112 (sem Oracle: The Dream)
Working Man
Bastille Day
In The Mood
Drum Solo


DATAS

14 de outubro de 1978KINGSTON, ONTáRIOKINGSTON MEMORIAL CENTRE
15 de outubro de 1978GUELPH, ONTáRIOWAR MEMORIAL HALL, UNIVERSITY OF GUELPH
17 de outubro de 1978NORTH BAY, ONTáRIONORTH BAY MEMORIAL GARDENS
18 de outubro de 1978SUDBURY, ONTáRIOSUDBURY ARENA
20 de outubro de 1978THUNDER BAY, ONTáRIOFORT WILLIAM GARDENS
21 de outubro de 1978WINNIPEG, MANITOBAWINNIPEG ARENA
22 de outubro de 1978BRANDON, MANITOBAKEYSTONE CENTRE
OCTOBER 24, 1978REGINA, SASKATCHEWANAGRIDOME
25 de outubro de 1978SASKATOON, SASKATCHEWANSASKATOON ARENA
27 de outubro de 1978EDMONTON, ALBERTANORTHLANDS COLISEUM
18 de outubro de 1978CALGARY, ALBERTACALGARY CORRAL
29 de outubro de 1978LETHBRIDGE, ALBERTALETHBRIDGE SPORTSPLEX
31 de outubro de 1978AUDITORIUMK.X.A
02 de novembro de 1978VICTORIA, colúmbia britânicaVICTORIA MEMORIAL ARENA
03 de novembro de 1978NANAIMO, colúmbia britânicaBEBAN PARK ARENA
04 de novembro de 1978VANCOUVER, colúmbia britânicaPACIFIC COLISEUM
06 de novembro de 1978PORTLAND, OREGONMEMORIAL COLISEUM
07 de novembro de 1978SEATTLE, WASHINGTONSEATTLE CENTER COLISEUM
08 de novembro de 1978SPOKANE, WASHINGTONTHE COLISEUM
10 de novembro de 1978SACRAMENTO, CALIFÓRNIASACRAMENTO MEMORIAL AUDITORIUM
11 de novembro de 1978RENO, NEVADACENTENNIAL COLISEUM
13 de novembro de 1978SAN DIEGO, CALIFÓRNIASPORTS ARENA
14 de novembro de 1978LONG BEACH, CALIFÓRNIALONG BEACH ARENA
15 de novembro de 1978FRESNO, CALIFÓRNIAWARNORS THEATER
16 de novembro de 1978OAKLAND, CALIFÓRNIAOAKLAND COLISEUM
18 de novembro de 1978SAN BERNADINO, CALIFÓRNIASWING AUDITORIUM
19 de novembro de 1978PHOENIX, ARIZONAVETERANS MEMORIAL COLISEUM
20 de novembro de 1978TUCSON, ARIZONACOMMUNITY CENTER
30 de novembro de 1978INDIANáPOLIS, INDIANAMARKET SQUARE ARENA
01 de dezembro de 1978DAYTON, OHIOHARA ARENA
02 de dezembro de 1978DETROIT, MICHIGANCOBO HALL
03 dezembro de 1978TOLEDO, OHIOTOLEDO SPORT ARENA
05 de dezembro de 1978DAVENPORT, IOWAPALMER COLLEGE
07 de dezembro de 1978MILWAUKEE, WISCONSINMILWAUKEE ARENA
08 de dezembro de 1978GREEN BAY, WISCONSINBROWN COUNTY ARENA
09 de dezembro de 1978ST. PAUL, MINNESOTACIVIC CENTER
10 de dezembro de 1978DES MOINES, IOWAVETERANS MEMORIAL AUDITORIUM
11 de dezembro de 1978KANSAS CITY, MISSOURIMUNICIPAL AUDITORIUM
13 de dezembro de 1978ST. LOUIS, MISSOURICHECKERDOME
14 de dezembro de 1978CHICAGO, ILLINOISINTERNATIONAL AMPHITHEATRE
15 de dezembro de 1978CHICAGO, ILLINOISINTERNATIONAL AMPHITHEATRE
16 de dezembro de 1978CHICAGO, ILLINOISINTERNATIONAL AMPHITHEATER
17 de dezembro de 1978MADISON, WISCONSINDANE COUNTY MEMORIAL COLISEUM
19 de dezembro de 1978LONDON, ONTÁRIOLONDON GARDERNS
20 de dezembro de 1978KITCHENER, ONTÁRIOMEMORIAL AUDITORIUM
21 de dezembro de 1978OTTAWA, ONTÁRIOCIVIC CENTRE
27 de dezembro de 1978MONTREAL, QUEBECTHE FORUM
28 de dezembro de 1978TORONTO, ONTÁRIOMAPLE LEAF GARDENS
29 de dezembro de 1978TORONTO, ONTÁRIOMAPLE LEAF GARDENS
30 de dezembro de 1978PETERBOROUGH, ONTÁRIOLOCAL DESCONHECIDO
31 de dezembro de 1978TORONTO, ONTÁRIOMAPLE LEAF GARDENS
03 de janeiro de 1979COLUMBUS, OHIOLOCAL DESCONHECIDO
04 de janeiro de 1979COLUMBUS, OHIOLOCAL DESCONHECIDO
11 de janeiro de 1979BOSTON, MASSACHUSETTSMUSIC HALL
12 de janeiro de 1979SPRINGFIELD, MASSACHUSETTSCIVIC CENTER
13 de janeiro de 1979Nova YORK, Nova YORKTHE PALLADIUM
14 de janeiro de 1979Nova YORK, Nova YORKTHE PALLADIUM
16 de janeiro de 1979ALBANY, Nova YORKPALACE THEATRE
17 de janeiro de 1979PASSAIC, Nova JERSEYCAPITOL THEATRE
19 de janeiro de 1979PITTSBURGH, PENNSYLVANIACIVIC ARENA
10 de janeiro de 1979BALTIMORE, MARYLANDBALTIMORE CIVIC CENTER
21 de janeiro de 1979filadélfia, PENNSYLVANIATHE SPECTRUM
23 de janeiro de 1979ALBANY, Nova YORKPALACE THEATER
24 de janeiro de 1979BUFFALO, Nova YORKMEMORIAL AUDITORIUM
26 de janeiro de 1979CINCINNATI, OHIORIVERFRONT COLISEUM
27 de janeiro de 1979HUNTSVILLE, ALABAMAVON BRAUN CIVIC CENTER
18 de janeiro de 1979MEMPHIS, TENNESSEEMID-SOUTH COLISEUM
30 de janeiro de 1979LOUISVILLE, KENTUCKYLOUISVILLE GARDENS
31 de janeiro de 1979BLOOMINGTON, INDIANAI.U.A. AUDITORIUM
01 de fevereiro de 1979COLUMBUS, OHIOST. JOHN'S ARENA, OHIO STATE UNIVERSITY
02 de fevereiro de 1979SAGINAW, MICHIGANWENDLER ARENA
03 de fevereiro de 1979RICHFIELD, OHIORICHFIELD COLISEUM
15 de fevereiro de 1979COLUMBIA, CAROLINA do sulTHE TOWNSHIP AUDITORIUM
17 de fevereiro de 1979FAYETTEVILLE, CAROLINA do norteCUMBERLAND COUNTY MEMORIAL ARENA
19 de fevereiro de 1979ASHEVILLE, CAROLINA do norteCIVIC CENTER
20 de fevereiro de 1979KNOXVILLE, TENNESSEECIVIC COLISEUM
22 de fevereiro de 1979LITTLE ROCK, ARKANSASBARTON COLISEUM
23 de fevereiro de 1979SHREVEPORT, LOUISIANAHIRSCH MEMORIAL COLISEUM
24 de fevereiro de 1979OKLAHOMA CITY, OKLAHOMAFAIRGROUNDS PAVILION
25 de fevereiro de 1979AUSTIN, TEXASAUSTIN MUNICIPAL AUDITORIUM
27 de fevereiro de 1979CORPUS CHRISTI, TEXASCOLISEUM
01 de março de 1979HOUSTON, TEXASSAM HOUSTON COLISEUM
02 de março de 1979DALLAS, TEXASDALLAS CONVENTION CENTER
03 de março de 1979SAN ANTONIO, TEXASCONVENTION CENTER ARENA.ARENA
04 de março de 1979BEAUMONT, TEXASCIVIC CENTER
06 de março de 1979Nova ORLEANS, LOUISIANAMUNICIPAL AUDITORIUM
08 de março de 1979MOBILE, ALABAMAEXPO HALL
09 de março de 1979JACKSONVILLE, FLóRIDACIVIC AUDITORIUM
10 de março de 1979HOLLYWOOD, FLóRIDAHOLLYWOOD SPORTATORIUM
11 de março de 1979TAMPA, FLóRIDACURTIS HIXON HALL
13 de março de 1979BIRMINGHAM, ALABAMABOUTWELL AUDITORIUM
15 de março de 1979CHATTANOOGA, TENNESSEEMEMORIAL AUDITORIUM
16 de março de 1979NASHVILLE, TENNESSEEMUNICIPAL AUDITORIUM
17 de março de 1979JOHNSON CITY, TENNESSEEFREEDOM HALL CIVIC CENTER
18 de março 1979WHEELING, VIRGINIA ocidentalWHEELING CIVIC CENTER
19 de março de 1979CHATTANOOGA, TENNESSEELOCAL DESCONHECIDO
27 de março de 1979SALT LAKE CITY, UTAHSALT PALACE CENTER
28 de março de 1979DENVER, COLORADOAUDITORIUM ARENA
29 de março de 1979LINCOLN, NEBRASKAPERSHING MEMORIAL AUDITORIUM
30 de março de 1979TOPEKA, KANSASMUNICIPAL AUDITORIUM
03 de março de 1979POUGHKEEPSIE, Nova YORKPOUGHKEEPSIE CIVIC CENTER
04 de abril de 1979ROCHESTER, Nova YORKWAR MEMORIAL
06 de abril de 1979UNIONDALE, Nova YORKNASSAU COLISEUM
07 de abril de 1979NEW HAVEN, CONNECTICUTVETERANS COLISEUM
08 de abril de 1979PROVIDENCE, RHODE ISLANDCIVIC CENTER
10 de abril de 1979SALEM, VIRGINIASALEM CIVIC CENTER
11 de abril de 1979HAMPTON, VIRGINIAHAMPTON COLISEUM
13 de abril de 1979ATLANTA, GEORGIAFOX THEATER
14 de abril de 1979GREENSBORO, CAROLINA do norteGREENSBORO COLISEUM
15 de abril de 1979PROVIDENCE, RHODE ISLANDCIVIC CENTER
23 de abril de 1979NEWCASTLE, inglaterraCITY HALL
24 de abril de 1979NEWCASTLE, inglaterraCITY HALL
25 de abril de 1979GLASGOW, escóciaTHE APOLLO
26 de abril de 1979GLASGOW, escóciaTHE APOLLO
28 de abril de 1979Edimburgo, escóciaTHE ODEON
29 de abril de 1979MANCHESTER, inglaterraTHE APOLLO
30 de abril de 1979MANCHESTER, inglaterraTHE APOLLO
01 de maio de 1979LIVERPOOL, inglaterraLIVERPOOL EMPIRE
02 de maio de 1979LIVERPOOL, inglaterraLIVERPOOL EMPIRE
04 de maio de 1979londres, inglaterraHAMMERSMITH ODEON
05 de maio de 1979londres, inglaterraHAMMERSMITH ODEON
06 de maio de 1979londres, inglaterraHAMMERSMITH ODEON
07 de maio de 1979londres, inglaterraHAMMERSMITH ODEON
09 de maio de 1979COVENTRY, inglaterraCOVENTRY THEATRE
10 de maio de 1979BIRMINGHAM, inglaterraTHE ODEON
11 de maio de 1979BIRMINGHAM, inglaterraTHE ODEON
13 de maio de 1979SOUTHAMPTON, inglaterraSOUTHAMPTON GAUMONT
14 de maio de 1979BRISTOL, inglaterraCOLSTON HALL
15 de maio de 1979BRISTOL, inglaterraCOLSTON HALL
17 de maio de 1979PARIS, FRANçaLOCAL DESCONHECIDO
18 de maio de 1979POPERINGE-MAEKEBLIJDE, bélgicaNR. KORTRIJT
23 de maio de 1979GOTHENBURG, suéciaCONCERT HOUSE
24 de maio de 1979OSLO, noruegaCHATEAU NEUF
25 de maio de 1979estocolmo, suéciaGRöNA LUND
27 de maio de 1979ERLANGEN, alemanhaSTADTHALLE
28 de maio de 1979OFFENBACH, alemanhaSTADTHALLE
29 de maio de 1979HAMBURGo, alemanhaMUSIKHALLE
31 de maio de 1979MANNHEIM, alemanhaROSENGARTEN (cancelado - alex quebrou o dedo no hotel)
01 de junho de 1979ZURIque, SUÍÇAVOLKSHAUS (cancelado - alex quebrou o dedo no hotel)
02 de maio de 1979munique, alemanhaCIRCUS KRONE (cancelado - alex quebrou o dedo no hotel)
04 de junho de 1979GELEEN, holandaPINK POP FESTIVAL