A IMPORTÂNCIA DAS CAUSAS HUMANITÁRIAS NA CARREIRA DO RUSH



08 DE DEZEMBRO DE 2016 | POR VAGNER CRUZ

É notório que o Rush sempre esteve envolvido em causas humanitárias ao longo da sua brilhante carreira, o que inclusive já lhe rendeu reconhecimentos e prêmios. Em novembro, a Canadian Music Week (Semana da Música Canadense) anunciou que o trio foi o escolhido para receber o prêmio anual Allan Slaight Humanitarian Spirit em 2017, oferecido aos artistas que contribuem de forma relevante em prol da sociedade canadense. Geddy Lee, Alex Lifeson e Neil Peart serão homenageados por suas várias conquistas e carreira de longa data na indústria da música, além do seu marcante ativismo social e apoio à causas humanitárias. A premiação ocorrerá num jantar de gala promovido pela Canadian Music & Broadcast Industry Awards no Sheraton Centre em Toronto, no dia 20 de abril de 2017.

"Estamos incrivelmente honrados em receber o prêmio Allan Slaight Humanitarian Spirit. A profundidade da generosidade, consideração e benevolência de Allan e Gary Slaight não tem medida. Nos esforçaremos para levar adiante seu espírito de caridade e boa vontade", comunicou o Rush em seu site oficial.

"Meu pai Allan Slaight acredita que oferecer de volta à comunidade é algo sobre o qual todos nós devemos nos esforçar, e os integrantes do Rush fizeram questão de cumprir isso ao longo da carreira - começando com um show beneficente no começo dos anos 80 para a United Way no Maple Leaf Gardens. Allan foi o presidente daquela campanha", disse Gary Slaight, presidente e diretor executivo da Slaight Communications Inc. "Nos últimos anos, a banda tem levantado fundos para bancos de alimentos, para o hospital Casey House em Toronto, para a Kidney Foundation, para a Médicos Sem Fronteiras, para pesquisas relacionadas à AIDS e muitas outras frentes. Alex, Geddy e Neil estiveram na minha família rock and roll desde os primeiros anos, quando começamos na rádio Q107 no fim dos anos 70, e isso me traz hoje um grande prazer em agradecer a esses três músicos exemplares em nome da família Slaight, concedendo-lhes o Allan Slaight Humanitarian Award. As boas ações merecem reconhecimento, e essa é uma banda que exemplifica o espírito de doar".

"Estamos orgulhosos em reconhecer o legado do Rush com o o prêmio Allan Slaight Humanitarian Spirit"
, acrescentou Neill Dixon, presidente e diretor executivo da Canadian Music Week. "Louvamos o espírito e a determinação da banda em causas filantrópicas e humanitárias, pois essa dedicação a várias instituições de caridade e organizações é muito inspiradora, ações que demonstram um apoio extraordinário no envolvimento social e causas de caridade. Estamos entusiasmados em homenageá-los".

Todos os homenageados pelo Allan Slaight Humanitarian Spirit Award recebem a quantia de 40 mil dólares, a fim de serem doados para alguma instituição de caridade a ser escolhida. O Rush anunciou que o prêmio irá para a Fundo Gord Downie para a Pesquisa de Câncer Cerebral, uma ação criada pelo músico Gord Downie da banda canadense Tragically Hip, que recentemente foi diagnosticado com câncer cerebral terminal.

"Estamos honrados por direcionar essa generosa doação do prêmio Allan Slaight Humanitarian para o Fundo Gord Downie para a Pesquisa de Câncer Cerebral em Sunnybrook", comunicou o Rush, após a decisão. "Direta ou indiretamente, muitas famílias canadenses já foram afetadas por esta terrível doença. Através dos esforços corajosos de Gord essa causa está recebendo a atenção desesperada que merece. Como colegas músicos e amigos, agora é a nossa vez de ajudar a apoiar seus esforços para o combate do câncer cerebral".

"Ficamos animados em saber que o Rush fará essa doação"
, comentou o Dr. James Perry, diretor de neurologia do Sunnybrook Health Sciences Centre. "O Fundo Gord Downie para a Pesquisa de Câncer Cerebral nos ajudará com a aquisição das ferramentas que precisamos para encontrar maneiras de tratar o intratável. Nesse momento, estamos investigando novas drogas, técnicas cirúrgicas e terapias genéticas, utilizando ultra-som para atingir tumores que antes não poderiam ser alcançados. A quantia tão generosamente doada pelo RUSH nos dará apoio, enquanto continuamos nosso trabalho pioneiro em benefício de pacientes com câncer cerebral - não só do Canadá, mas em todo o mundo".

O Rush vendeu mais de 40 milhões de discos em todo o mundo, tendo inúmeras turnês com vendas esgotadas. A banda é uma das mais inventivas e atraentes da história do rock, e continua sendo uma das mais populares. De acordo com as estatísticas de vendas da RIAA®, o trio está em terceiro lugar na lista de maior quantidade de álbuns de ouro e platina consecutivos para uma banda de rock, ficando atrás apenas dos Beatles e Rolling Stones. Além do seu enorme sucesso comercial, o Rush também foi homenageado com nove prêmios Juno (o Grammy canadense), além de sete indicações ao Grammy, incluindo uma para o aclamado documentário Rush: Beyond The Lighted Stage. O grupo permaneceu incansavelmente comprometido e corajoso ao longo da sua jornada musical, e essas mesmas características podem ser usadas para descrever sua dedicação caridosa.

A HISTÓRIA DO RUSH COMO UMA BANDA DEDICADA ÀS CAUSAS HUMANITÁRIAS

Ao longo de sua carreira de quatro décadas, os integrantes do Rush ofereceram seu apoio à uma ampla variedade de causas honradas, muitas vezes de forma privada e, às vezes, publicamente. Desde os primeiros shows no histórico Maple Leaf Gardens em Toronto, a banda começou a trabalhar com o Toronto Food Bank, incentivando os fãs a trazerem alimentos para os necessitados. No começo dos anos 80, eles decidiram realizar seu primeiro show beneficente no Maple Leaf Gardens em prol da United Way, e um show para a amFAR a fim de apoiar pesquisas relacionadas à AIDS no início dos ano 90. Portanto, eles se envolveram e também seus fãs em várias ações positivas - estas que, naturalmente, tornaram-se parte do caráter do Rush.

Como defensores dedicados dos direitos humanos, o Rush doou em 2008 a quantia de 100 mil dólares conseguidos num show realizado em Winnipeg para o Canadian Museum for Human Rights. No mesmo ano, em sua turnê Snakes & Arrows, a banda doou mais 100 mil dólares provenientes de sua apresentação em Nova Orleans para a fundação Make It Right de Brad Pitt, a fim de ajudar na revitalização da cidade após a devastação do furacão Katrina. O trio patrocinou a construção de uma das várias casas no bairro Lower Ninth Ward, esta que acabou apelidada de "The House that Rush Built" ("A Casa que o Rush Construiu").

Desde a sua turnê Time Machine em 2010, o Rush vem doando 1 dólar para cada ingresso vendido em seus shows, direcionando o valores para inúmeras instituições - um total que em breve ultrapassará a marca de 2 milhões de dólares doados ao longo dos últimos seis anos. Em 2013, a banda realizou um show beneficente incrivelmente bem sucedido no ENMAX Centrium em Red Deer, Alberta (Canadá), com todos os rendimentos seguindo para a Cruz Vermelha canadense, a fim de ajudar vítimas das inundações que assolaram muitas regiões da província. O evento arrecadou mais de 575 mil dólares, sendo uma das maiores doações recebidas pela Alberta Flood Relief.

O Rush também vem se dedicando com muita paixão à Little Kids Rock, uma organização sem fins lucrativos que trabalha para restaurar e revitalizar programas de educação musical em escolas públicas norte-americanas desfavorecidas. Esforçando-se para fornecer instrumentos de percussão para as escolas, o trio criou o Neil Peart Paragon Cymbal Pack, uma caixa com pratos personalizados, autografados e datados pelo próprio baterista. Com essa iniciativa de marketing baseada numa ação de caridade, a Little Kids Rock recebeu mais de 50 mil dólares em doações do trio.

A banda estabeleceu parcerias com empresas famosas de equipamentos musicais, e dessa união nasceram muitas iniciativas filantrópicas - como Neil Peart com a DW, Sabian e ProMark. Uma  de suas campanhas arrecadou cerca de 60 mil dólares para a Child Advocates. Alex Lifeson, por sua vez, doou os royalties da sua guitarra Alex Lifeson Les Paul Axcess para a Domenic Troiano Foundation, que ofereceu bolsas de estudo para guitarristas.

Os integrantes do Rush também doaram tempo, recursos financeiros e consciência através dos seus próprios interesses e eventos pessoais. Como um ávido fã de beisebol, Geddy Lee doou em 2008 cerca de 400 bolas de beisebol assinadas por ex-jogadores (estas que integravam sua coleção pessoal) para o Negro Leagues Baseball Museum, em Kansas City. Alex Lifeson apoia o hospital Casey House em Toronto (especializado em programas de apoio à portadores de HIV) e a Kidney Foundation (dedicada à assistência de pessoas e famílias que enfrentam doenças renais). O músico (que também é pintor) doa alguns dos seus trabalhos para essas instituições, e tal ação já conseguiu quase 300 mil dólares. Como parte da campanha Brush For Hope, algumas das telas de Lifeson são colocadas em leilão - e o dinheiro também é direcionado para causas humanitárias.

Durante a turnê sul-americana da banda em 2010, Neil Peart ficou comovido com a história do resgate dos trabalhadores soterrados na mina San José, no Chile. Ao relatar suas experiências em turnê na América do Sul em seu site oficial, o baterista convocou os fãs do Rush e leitores para que fizessem uma doação de 1 dólar por sua história. Neil reuniu as doações, repassando 10 mil dólares para a Cruz Vermelha chilena.

Por mais de 10 anos, Geddy Lee tem sido membro do conselho de administração da Grapes for Humanity Canada, que arrecada fundos para beneficiar causas humanitárias em todo o mundo com a ajuda da comunidade internacional de vinhos. Geddy e Alex patrocinam o Grapes Under Pressure, um encontro em torno da paixão por vinhos que acontece de dois em dois anos, este que busca apoiar as regiões vinícolas locais de Ontário. Todos os três integrantes se dedicam à causa, levando ao eBay alguns materiais raros relacionados ao Rush para serem leiloados. A combinação dessas ações já levantaram até hoje mais de 500 mil dólares.

LEIA TAMBÉM:

RUSH RECEBERÁ PRÊMIO POR CAUSAS HUMANITÁRIAS
RUSH ENTREGA PRÊMIO DE PROFESSOR DO ANO NO CANADÁ
NEIL PEART E AS ACUSAÇÕES DE SATANISMO CONTRA O RUSH
GEDDY LEE QUASE PRODUZIU MASTER OF PUPPETS, DO METALLICA
GEDDY LEE E ALEX LIFESON: 50 ANOS DE MÚSICA E AMIZADE


Você é livre para utilizar nossos materiais, mas lembre-se sempre dos créditos (até mesmo em adaptações). Várias das nossas publicações levam horas de dedicação, e uma menção ao nosso site pelo trabalho árduo é sinal de ética e consideração - pilares da própria obra do Rush.