MIDDLETOWN DREAMS



VOLTAR PARA "POWER WINDOWS"
VOLTAR PARA DISCOGRAFIA
VOLTAR PARA LETRAS E RESENHAS

TERRITORIES  MIDDLETOWN DREAMS  EMOTION DETECTOR


MIDDLETOWN DREAMS

The office door closed early
The hidden bottle came out
The salesman turned to close the blinds
A little slow now, a little stout

But he's still heading down those tracks
Any day now for sure
Another day as drab as today
Is more than a man can endure

Dreams flow across the heartland
Feeding on the fires
Dreams transport desires
Drive you when you're down -

Dreams transport the ones
Who need to get out of town


The boy walks with his best friend
Through the fields of early May
They walk awhile in silence
One close - one far away

But he'd be climbing on that bus
Just him and his guitar
To blaze across the heavens
Like a brilliant shooting star

The middle-aged madonna
Calls her neighbour on the phone
Day by day the seasons pass
And leave her life alone

But she'll go walking out that door
On some bright afternoon
To go and paint big cities
From a lonely attic room

It's understood
By every single person
Who'd be elsewhere if they could
So far so good
And life's not unpleasant
In their little neighbourhood

They dream in Middletown...
SONHOS DE MIDDLETOWN

A porta do escritório fechada mais cedo
A garrafa escondida apareceu
O vendedor se virou para fechar as persianas
Agora um pouco mais lento, um pouco mais robusto

Mas ele ainda descerá por aqueles trilhos
Qualquer dia com certeza
Outro dia monótono como hoje
É mais do que um homem pode suportar

Sonhos fluem no interior
Alimentando-se de paixões
Sonhos transportam desejos
Te guiam quando você está deprimido -

Sonhos transportam aqueles
Que precisam sair da cidade


O garoto caminha com seu melhor amigo
Pelos dos campos no início de maio
Eles caminham em silêncio por um tempo
Um perto - o outro distante

Porém ele estaria subindo naquele ônibus
Apenas ele e sua guitarra
Para resplandecer pelos céus
Como uma estrela cadente brilhante

A senhora de meia-idade
Liga para sua vizinha
As estações passam dia após dia
E deixam sua vida sozinha

Mas ela sairá por aquela porta
Numa tarde ensolarada
Para pintar grandes cidades
De um quarto solitário no sótão

É compreensível
Por cada pessoa
Que estaria em outro lugar se pudesse
Por enquanto tudo bem
E a vida não é tão desagradável
No pequeno bairro deles

Eles sonham em Middletown...




Música por Geddy Lee e Alex Lifeson / Letra por Neil Peart


O poder dos sonhos e dos ideais

"Middletown Dreams" é a sexta canção de Power Windows. A composição apresenta um dos instrumentais mais brandos e emocionais oferecidos pelo trio em todo o álbum. Porém, ao mesmo tempo, a peça se mostra muito forte ao observar o poder dos sonhos, e de como os mesmos podem mudar a vida das pessoas.

"Para a introdução, definimos um som de sintetizador com tablas indianas sequenciadas", explica Geddy Lee. "Conseguimos uma boa sonoridade de 'cidade grande'. Usamos um Roland JP8 na ponte e na introdução - foi um som bem quente. Há cordas reais na última repetição do refrão".

"'Middletown Dreams' traz o poder dos sonhos e dos desejos, o querer alcançar um lugar que não é tão fácil"
, diz Alex Lifeson. "Novamente, foi uma canção difícil de ser gravada e era nosso sonho que fosse terminada! Para mim, pessoalmente, não conseguia ficar feliz com as guitarras. Foi reescrita várias vezes antes de conseguirmos juntos. No final, a faixa foi muito gratificante para mim, e todos aqueles problemas valeram à pena".

Neil Peart, mais uma vez, escreve sobre esperanças pessoais com impressionante maestria. A princípio, "Middletown Dreams" traz similaridades estruturais com a canção "Losing It", do álbum Signals (1982), que retratava o pesar de pessoas perdendo seus talentos e habilidades na velhice. Já "Middletown Dreams", por sua vez, pensa sobre aqueles que idealizam o dia em que poderão deixar sua existência monótona, partindo em busca de sonhos grandiosos.

O letrista escolheu o título fictício 'Middletown' após notar a existência de muitos lugarejos com esse mesmo nome em quase todos os estados dos EUA. Segundo o baterista, sua intenção com o termo era a de identificar pequenos locais povoados por pessoas com forte senso de bairros.

"Durante muitos anos, realizei minhas viagens de ônibus com a banda, indo apenas de arenas para hotéis. Canções como 'Middletown Dreams' nunca aconteceriam se eu não tivesse optado por utilizar minha bicicleta para passar a observar as 'Middletowns' em todos os estados (parecia que eu havia andado de bicicleta pela metade delas). Continuo encontrando pessoas informalmente em hotéis ou postos de gasolina. Esses interlúdios com americanos reais fora de qualquer outro contexto te levam a perceber que esta é, na verdade, a América real. Existem inúmeras experiências e imagens que eu nunca teria alcançado sem ter ido até lá para encontrá-las. Assim, acabei escolhendo esse nome fictício. Geddy e Alex queriam que eu mudasse o título no começo, pois o termo os fazia lembrar de um professor estranho que tiveram no ensino médio, o Sr. Middleton. Fiquei feliz que superaram isso".

É interessante observar que, além da influência dos pequenos lugarejos que Peart percebia enquanto atravessava solitário as cidades entre os shows, o baterista também utilizou em "Middletown Dreams" alguns exemplos de pessoas reais para compor personagens que sonham com uma vida melhor fora do local de origem.

"Passei meus dias de folga andando de bicicleta pela paisagem de interiorana dos EUA, olhando para aquelas pequenas cidades e obtendo uma nova apreciação das mesmas. Quando passamos por esses locais a 25km por hora, podemos perceber muitas coisas diferentes. Eu olhava para esses lugares e para as pessoas fantasiando e romantizando um pouco sobre suas vidas, imaginando o presente, passado e futuro desses homens, mulheres e crianças. Era uma maneira romântica de ver cada pequena cidade, e cada um dos personagens na canção é retirado da vida real e de temas literários específicos".

O primeiro verso da canção fala sobre um homem envelhecido que trabalha como um simples vendedor em Middletown. Ele se sente frustrado e triste, utilizando a bebida como um escapismo para sua situação. Porém, a canção nos dá a entender que em breve ele deixará o lugar, buscando uma nova motivação e fôlego para sua existência. Essa primeira história retratada em "Middletown Dreams" é baseada na vida do escritor norte-americano Sherwood Anderson (1876 - 1941). Anderson nasceu em Camden, Ohio, sendo o terceiro de sete filhos. Após a falência do pai, sua família foi forçada a se mudar com frequência, estabelecendo-se finalmente em Clyde, Ohio, em 1884. Como resultado desses infortúnios, o jovem Sherwood encontrou vários serviços temporários para ajudar sua família, o que lhe valeu o apelido de 'Jobby'. Ele deixou a escola aos 14 anos.

Anderson se mudou para Chicago para viver próximo ao seu irmão Karl, trabalhando como operário até perto da virada do século, quando se alistou no Exército dos Estados Unidos. Foi convocado para a Guerra Hispano-Americana, mas não chegou a combater. Após o conflito, em 1900, se matriculou na Universidade de Wittenberg em Springfield. Assim, conseguiu trabalho como copywriter em Chicago, o que o tornou mais bem sucedido.

Em 1904, Anderson se casou com Cornelia Lane, filha de uma família rica de Ohio. Ele foi pai de três filhos enquanto vivia em Cleveland e em Elyria, cidade onde gerenciou um negócio de vendas por correspondência e empresas do ramo de tintas. Em novembro de 1912, Anderson passou por um colapso nervoso, desaparecendo por quatro dias. Ele foi encontrado em uma farmácia em Cleveland, depois de ter andado aproximadamente 50km pelos trilhos do trem desde o local onde vivia. Após o episódio, decidiu deixar o cargo de presidente da Anderson Manufacturing Co. em Elyria, abandonando também a esposa e os filhos para prosseguir na carreira de escritor. Anderson descreveu todo o ocorrido como "uma fuga de sua existência materialista", recebendo admiração de muitos outros jovens escritores, que utilizavam sua atitude drástica como exemplo de vida.

O segundo momento de "Middletown Dreams" apresenta a imagem de um jovem que sonha em deixar sua pequena cidade natal para ser músico. De acordo com Peart, esse trecho da canção revela-se autobiográfico, refletindo as origens de grande parte dos músicos, inclusive a sua. Segundo o baterista, muitos jovens são movidos por sonhos de se tornarem artistas, mas acabam recebendo descrença e menosprezo daqueles que o cercam.

Já o terceiro movimento traz duas inspirações. Inicialmente, a personagem feminina é baseada na vida do pintor francês Paul Gauguin (1848 - 1903), que deixou esposa, filhos e um emprego de 25 anos para viver de pinturas. "O pintor Paul Gauguin é um outro exemplo de uma pessoa que, quando adulto, acabou abandonando sua realidade, tornando-se muito importante e influente. Ele é a influência para a mulher retratada na canção", comenta Peart.

Apesar de nascido em Paris, Gauguin viveu os primeiros sete anos de sua vida em Lima, Peru, local para onde seus pais se mudaram após a chegada de Napoleão III ao poder. Seu pai pretendia trabalhar em um jornal da capital peruana, sendo portanto o idealizador da viagem. Porém, durante a longa e terrível jornada de navio, o homem acabou por ter complicações de saúde, vindo a falecer. Assim, o futuro pintor desembarcou em Lima apenas com sua mãe e irmã. Quando retornou para seu país natal, em 1855, Gauguin estudou em Orleans e, aos 17 anos, ingressou na marinha mercante, percorrendo todo o mundo. Trabalhou em seguida em uma corretora de valores parisiense e, em 1873, casou-se com a dinamarquesa Mette Sophie Gad, com quem teve cinco filhos.

Aos 35 anos, Gauguin tomou a decisão mais delicada de sua vida: a de dedicar-se totalmente à pintura. Assim, ele mergulharia em muitas viagens e boemia, o que resultou em uma produção artística singular e determinante das vanguardas do século XX. Ao contrário de muitos pintores, Gauguin não se incorporou ao movimento impressionista da época. Expôs pela primeira vez em 1876.

O terceiro olhar de "Middletown Dreams" (e também o título da canção) receberam influência da temática presente no álbum de Watertown, gravado pelo lendário cantor norte-americano Frank Sinatra (1915 - 1998), em 1970. "Watertown era o que costumava ser chamado de álbum conceitual. Trazia um ciclo de canções em primeira pessoa que contavam a história de um personagem que vivia em um lugarejo pequeno e genérico (Watertown) com seus dois filhos, depois que sua esposa os havia abandonado para viver na cidade grande. Aparentemente, os compositores Bob Gaudio e Jake Holmes escolheram o nome da cidade a partir de um mapa do estado de Nova York, um 'típico' nome de cidade pequena. Criei 'Middletown Dreams' de maneira similar. A terceira estrofe da canção foi moldada a partir da minha imaginação sobre a mulher que partiu de Watertown".

Todas as canções de Watertown giram em torno de um homem que fora abandonado pela esposa. Não bastasse o fardo de continuar a vida com o coração partido, o personagem ainda tinha dois filhos pequenos. O protagonista narra sua dor ao longo de todas as canções, falando sobre Watertown - um pequeno local onde nada acontece - lembrando com devoção de como era sua Elisabeth, lamentando a ausência. Ele chega ao ponto de, em certos momentos, esperar a esposa na estação de trem da cidade, mesmo sabendo que ela nunca mais retornaria. Muitos consideram que a história reflete a vida pessoal de Sinatra, que na época ainda se recuperava do trauma de ter sido abandonado pela atriz norte-americana Ava Gardner (1922 - 1990).

"Na verdade, as referências em 'Middletown Dreams' trazem pessoas específicas ou alegóricas", afirma Peart. "Pensei em Sherwood Anderson e Paul Gaugin, um escritor e um pintor que encontraram sua 'missão' no final da vida, desistindo dos seus empregos e abandonando suas famílias pela busca de um sonho. Não que esses sejam comportamentos responsáveis, mas eles acabam retratando perfeitamente o tema da canção: o poder dos sonhos. Quis demonstrar nessa música que nunca é tarde demais. 'Middletwon Dreams' trata desse tipo de pessoas, sendo inspirada por eles como verdadeiros exemplos de vida. O verso sobre o jovem musico é um compósito, baseado em tantas cidades pequenas onde garotos trazem esse sonho musical. Uma velha história, mas que as vezes se torna verdadeira (eu estou aqui para falar pra você)".

"'Middletown Dreams' passou a representar uma espécie de 'teste decisivo' para mim, sobre como as pessoas interpretam uma canção, mostrando como olhamos para a vida. Embora não fosse a intenção, parece que deixei essas histórias um tanto quanto vagas, o que fez com que alguns as interpretassem considerando-as como 'falhas' - como se eu estivesse escrevendo algo pessimista. Chamo isso de 'visão trágica'. Considerando que eu estava realmente compondo sobre a realização de sonhos, defino a canção como uma 'visão romântica' na verdade. Muitas pessoas ouvem 'Middletown Dreams' e, em suas interpretações, pensam somente sobre a frustração das pessoas. A canção também tem sido analisada como um exemplo de cinismo amargo, por falar sobre pessoas que estão presas a cidades pequenas e que lá permanecem durante toda vida. Mas é totalmente o oposto do que significa, a partir da realidade refletida em minhas pesquisas durante visitas que realizei às cidades entre os shows".

"Embora eu tivesse obviamente modelado a canção depois que os personagens realizaram seus sonhos, alguns ouvintes perceberam a composição como um retrato cínico dos derrotados, de perdedores que ficaram presos a uma existência monótona e que nunca se atreveriam escapar ou perseguir o que desejavam"
.

Perguntado se suas melhores letras se tornam suas melhores canções, Neil diz, "Não, nem sempre. É estranho. Há muita química envolvida e muitas coisas intangíveis que acontecem. Há aquelas que a música é melhor que a letra e aquelas que a letra é melhor que a música. 'Middletown Dreams' é um bom casamento entre letra e música".

© 2015 Rush Fã-Clube Brasil

CONSIDINE, J. D. "Rush Special Collector's Edition". Guitar Legends. December 2007.
PONTING, T. "Neil Peart: Mystic Rhythms". Rhythm. August 1988.
POLLOCK, B. "The Songwriting Interview: Neil Peart". Guitar For The Practicing Musician. October 1986.
STERN, P. "Baroque Cosmologies In Their Past, The Boys Focus On 'The Perfect Song'". Canadian Musician. December 1985.
PUTTERFORD, M. "Pane and Pleasure". Kerrang! Nº 107. November 14-27, 1985.
PEART, N. "Rush - Counterparts". Rush Backstage Club Newsletter. January 1994.
KREWEN, N. "Surviving With Rush / Drummer-Lyricist Neil Peart Looks Forward". Canadian Composer. April 1986.
PEART, N. "Traveling Music: The Soundtrack to My Life and Times". ECW Press. September 1, 2004.
McDONALD, Christopher J. "Rush, Rock Music, and the Middle Class: Dreaming in Middletown". Indiana University Press. November 2, 2009.