Rush no Rock and Roll Hall of Fame 2013

No próximo dia 18 de abril (quinta feira) o Rush passará a integrar enfim o Rock and Roll Hall of Fame. A cerimônia ocorrerá no Nokia Theatre em Los Angeles, marcando o retorno da premiação para essa cidade que não recebe a mesma desde 1993. O evento será exibido posteriormente pela HBO, mais precisamente no dia 18 de maio.


O Rock and Roll Hall of Fame and Museum está localizado na cidade de Cleveland (Ohio), sendo dedicado, como o próprio nome sugere, a registrar a história de alguns dos mais conhecidos e influentes artistas, produtores e outros que tiveram forte impacto na indústria do rock e do pop. Desde 1986 muitos músicos, não apenas do rock mas de toda a música jovem em geral, são incluídos no Salão da Fama em uma grandiosa cerimônia que acontece todos os anos.

Os músicos Dave Grohl e Taylor Hawkins do Foo Fighters foram convidados para apresentar a indução do Rush. Amigos da banda, eles chegaram a tocar a antológica canção YYZ com Geddy Lee e Alex Lifeson durante um show de sua turnê Echoes, Silence, Patience & Grace, ocorrido no Air Canada Centre em Toronto no mês de março de 2008. Joel Peresman, presidente da Rock Hall Foundation, declarou em entrevista que existe uma grande possibilidade de ocorrer um novo reencontro musical entre eles:

"O Rush teve um apelo popular muito forte para ser introduzido ao Rock Hall. Dave Ghrol e Taylor Hawkins foram os primeiros artistas que pensamos para induzir o Rush. Eles disseram 'sim' em cerca de dois segundos. Estou esperançoso para que eles toquem juntos. Foi o que aconteceu no ano passado com o Green Day - eles estavam lá apenas para apresentar um prêmio ao Guns N' Roses e depois decidiram tocar juntos", completa.

Segundo Peresman, a "definição do 'rock and roll' tem diferentes significados para diferentes pessoas, porém por mais ampla que as classificações possam ser, todas partilham um amor em comum pela música".

Em um comunicado oficial, o RUSH declarou: "Estamos honrados por figurar entre os indicados para o Rock And Roll Hall Of Fame. Nos sentimos especialmente emocionados pelos muitos, muitos fãs dedicados para quem essa indicação é tão importante".

Todos os artistas se tornam aptos à inclusão no Rock And Roll Hall Of Fame vinte e cinco anos após o lançamento de sua primeira gravação. Confiram os escolhidos para a edição de 2013:

RUSH
HEART
RANDY NEWMAN
PUBLIC ENEMY
DONNA SUMMER
ALBERT KING

Em entrevista concedida em junho de 2012 para o RollingStone.com, Alex Lifeson falava sobre como a banda se sentia por ainda não ter sido empossada no Hall Of Fame:

"Honestamente, nós realmente, realmente não ligamos para isso", ele respondeu. "Isso é coisa deles, e eles podem fazer o que quiserem com isso. Eles podem ter quem quiserem". E acrescentou, "É um pouco diferente aqui no Canadá. Recebemos prêmios que significam muito mais para nós do que estar no Hall Of Fame. Nós recebemos o Governor General's Performing Arts Award há umas semanas atrás. Isso é realmente a maior honraria que se pode receber nesse país para os artistas, e é reconhecido nacionalmente, e eu me senti muito orgulhoso enquanto canadense por estar nesse seleto grupo de artistas que estão por aí nesses últimos 20 anos".

Naquele mês conversamos sobre o mesmo assunto com Donna Halper, a DJ descobridora do Rush que tocou o primeiro disco da banda nos EUA nos anos 70:

"Eles são muito filosóficos sobre isso (o que significa que não se deixam levar muito pela emoção, sendo razoáveis e lógicos). Falamos sobre o Rock and Roll Hall of Fame algumas vezes, e eles entendem que os juízes que votam nos grupos têm uma agenda particular – eles gostam de certos tipos de rock, e não gostam de outros. Ao invés de votarem com base na justiça de escolherem os melhores grupos e os mais bem-sucedidos, alguns juízes que nunca gostaram da música produzida pelo Rush ainda se recusam a deixá-los virem para votação. O Rush é vetado todos os anos, embora alguns dos juízes mais novos e todos os de Cleveland realmente desejem que o Rush integre o Hall (tem que haver uma maioria de juízes votando neles e todos os anos os mesmos se certificam de não deixá-los entrar). É por isso que eu lutei para que eles tivessem uma estrela na Calçada da Fama em Hollywood (estou lhe enviando o discurso que fiz para a ocasião, em 2010), quando eles ganharam a solenidade. Geddy e Alex me disseram naquele dia que não estão preocupados, pois eles acham que se o Hall não os quer, aquilo não deve ser um bom negócio. Neil também não se entristece, mas ele entende que o processo inteiro de indução é muito político – assim como eu, nós não achamos que o processo deva ser feito para as bandas favoritas de alguém, mas para aqueles que possuem as melhores qualificações. Não acho que os rapazes ficariam aborrecidos se nunca forem indicados, mas eles entendem que os fãs gostariam de ver, de modo que eles provavelmente iriam junto. Mas eles estão satisfeitos com sua carreira e se os juízes não querem reconhecer suas conquistas, eles estão errados, e não o Rush!"